Egresso

Egresso de Jornalismo do UniFacema é aprovado em Mestrado

Publicado em 26/01/2021 14:25

Thiago Henrique de Jesus Silva, egresso do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, acaba de conquistar um importante marco em sua trajetória acadêmica, ao ser aprovado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Com a Linha de Pesquisa ‘Mídia e Produção de Subjetividades’, Thiago apresentou para esta seleção de Mestrado, o pré-projeto ‘Simulacros e fake news: uma perspectiva crítica acerca do período eleitoral brasileiro de 2018’.

O egresso de Jornalismo destaca que o seu elã sobre esta temática partiu da seguinte reflexão:

TIAGO_1
Thiago Henrique de Jesus Silva
Egresso de Jornalismo

“Em tempos de pós-verdade, a própria verdade e a ciência são, constantemente, colocadas em berlinda em recorrência da epidemia das fake news.  Acerca de estudos referentes a relação entre os simulacros e a produção de fake news durante o período da eleição presidencial do Brasil de 2018 percebe-se uma lacuna a ser preenchida na academia. Nessa conjuntura, originou-se o problema de pesquisa do pré-projeto que busca entender as consequências das construções discursivas desses simulacros que afetam não apenas as eleições, mas, principalmente, o social e o individual, com a seguinte pergunta norteadora: quais as consequências da materialização dos simulacros a partir da produção das fake news para o cenário de eleições de 2018 no Brasil?”

Thiago aproveitou a oportunidade desta matéria para externar seu agradecimento ao aprendizado adquirido durante sua graduação no UniFacema:

TIAGO_2

“Ao longo da graduação tive a oportunidade de conhecer professores incríveis que me incentivaram em adentrar ao mundo da pesquisa, consequentemente, substituindo o meu olhar do senso comum pela ótica crítica. Vivências essas que contribuíram e contribuem para o meu encontro com a ciência, que vem se fortalecendo apesar dos ataques vindos de negacionistas, como o do atual presidente do Brasil, por exemplo. Como bem disse a jornalista Cristina Serra: “a ciência derruba mitos!” Então, iniciar o mestrado em comunicação é abrir as portas para um caminho ainda não percorrido, assim, aflorando um mix de emoções. Além disso, é também desafiador em tempos de obscurantismo. Com isso, agradeço imensamente aos envolvidos que estiveram e estão comigo nessa jornada direta e indiretamente. Muito grato! E que a balbúrdia me aguarde.”

Março

Homologação das inscrições de monitoria

Dia Internacional da Mulher

Período para reunião com os representantes de turma