Egresso

Egresso de Jornalismo do UniFacema é aprovado em Mestrado

Publicado em 26/01/2021 14:25

Thiago Henrique de Jesus Silva, egresso do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, acaba de conquistar um importante marco em sua trajetória acadêmica, ao ser aprovado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Com a Linha de Pesquisa ‘Mídia e Produção de Subjetividades’, Thiago apresentou para esta seleção de Mestrado, o pré-projeto ‘Simulacros e fake news: uma perspectiva crítica acerca do período eleitoral brasileiro de 2018’.

O egresso de Jornalismo destaca que o seu elã sobre esta temática partiu da seguinte reflexão:

TIAGO_1
Thiago Henrique de Jesus Silva
Egresso de Jornalismo

“Em tempos de pós-verdade, a própria verdade e a ciência são, constantemente, colocadas em berlinda em recorrência da epidemia das fake news.  Acerca de estudos referentes a relação entre os simulacros e a produção de fake news durante o período da eleição presidencial do Brasil de 2018 percebe-se uma lacuna a ser preenchida na academia. Nessa conjuntura, originou-se o problema de pesquisa do pré-projeto que busca entender as consequências das construções discursivas desses simulacros que afetam não apenas as eleições, mas, principalmente, o social e o individual, com a seguinte pergunta norteadora: quais as consequências da materialização dos simulacros a partir da produção das fake news para o cenário de eleições de 2018 no Brasil?”

Thiago aproveitou a oportunidade desta matéria para externar seu agradecimento ao aprendizado adquirido durante sua graduação no UniFacema:

TIAGO_2

 






“Ao longo da graduação tive a oportunidade de conhecer professores incríveis que me incentivaram em adentrar ao mundo da pesquisa, consequentemente, substituindo o meu olhar do senso comum pela ótica crítica. Vivências essas que contribuíram e contribuem para o meu encontro com a ciência, que vem se fortalecendo apesar dos ataques vindos de negacionistas, como o do atual presidente do Brasil, por exemplo. Como bem disse a jornalista Cristina Serra: “a ciência derruba mitos!” Então, iniciar o mestrado em comunicação é abrir as portas para um caminho ainda não percorrido, assim, aflorando um mix de emoções. Além disso, é também desafiador em tempos de obscurantismo. Com isso, agradeço imensamente aos envolvidos que estiveram e estão comigo nessa jornada direta e indiretamente. Muito grato! E que a balbúrdia me aguarde.”


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Março
05

Homologação das inscrições de monitoria

08

Dia Internacional da Mulher

08
12

Período para reunião com os representantes de turma

09

Seleção de Monitoria - Prova Teórica

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2021 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.