UniFacema

Escola Politécnica: Projetos Integradores do semestre 2021.1

Publicado em 21/06/2021 09:16

Afincado no propósito de possibilitar uma formação voltada as necessidades da Sociedade 4.0, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema oferece, desde o ano de 2020, uma nova modelagem curricular que promove a imersão dos alunos em metodologias ativas, trabalhos discentes práticos e efetivos e possibilitam a eles superar desafios e adquirir segurança para construir suas carreiras profissionais.

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É destaque nesta nova modelagem a Produção de Projetos Integradores, os chamados PI’s, atividade interdisciplinar que integra as disciplinas de cada semestre, vistas pelos acadêmicos, e que através desta atividade, essas disciplinas interdisciplinares são contextualizadas, levando o aluno a deter de autonomia na busca de seu conhecimento.

A Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, destaca que as atividades são realizadas em grupos, de forma colaborativa, ao longo do semestre e de maneira integrada as demais disciplinas de cada período em todos os cursos de graduação da IES, onde o professor assume o papel de mediador - orientador e faz com que os alunos sejam imersos em um amplo processo de pesquisa por etapas.

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Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo
Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico

“Desta forma, o PI oferece aos alunos a vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, e estes resultados devem atender às necessidades reais da comunidade em geral, consolidando, assim, o compromisso da IES em sua missão de ofertar um Ensino Superior diferenciado para o desenvolvimento da sociedade”, coloca a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo.

A Escola Politécnica do UniFacema, em seus cursos, apresentou os seguintes PI’s neste semestre 2021.1:

Arquitetura e Urbanismo

- Disciplina: Projeto de Arquitetura Vertical

- Período: 6º

- Professor: Prof. Msc. Acyr Carvalho

- Alunas: Leticia Nayara da Silva; Maria Gabrielly Trindade.

- Tema: Moradia Estudantil de Uso Misto.

- Texto explicativo sobre o PI: O espaço de moradia estudantil abrange um potencial de construção de identidades e promove meios de sociabilidade entre os universitários, buscando não apenas a permanência dos estudantes na universidade, mas sim uma integração da vida universitária com a cidade contemporânea. O presente Projeto Integrador buscou salientar o potencial da moradia estudantil como um equipamento de socialização, formação e integração a partir da abordagem da Arquitetura e do Urbanismo.  

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“Considero que participar deste PI foi uma experiência proveitosa, pois por meio dele, pudemos mostrar um pouco do trabalho que elaboramos durante o semestre, e tudo o que aprendemos.
Foi também vantajoso, principalmente, ao nos possibilitar uma noção de como será o nosso futuro Trabalho de Conclusão de Curso.”
(Letícia Nayara da Silva / 6º período de Arquitetura e Urbanismo)


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 “O PI costuma ser a disciplina mais importante de cada semestre, porque de fato, é um momento em que os alunos vão proceder com a integração dos variados conhecimentos que adquiriram ao longo do desenvolvimento do curso, e sintetizar tudo isso, em um Projeto, que no caso do curso de Arquitetura Urbanismo, pode vir a ser um Projeto de Arquitetura, Arquitetura Paisagística, ou mesmo na escola da cidade, como um Projeto de Urbanísmo. Então, o PI se torna de suma importância para que a gente possa trabalhar, treinar, a prática da Arquitetura e Urbanismo”.    
(Prof. Msc. Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce Brito / Coordenador de Arquitetura e Urbanismo)

 

Engenharia Civil

- Disciplina: Estruturas de Concreto Armado: Lajes e Vigas

- Período: 7º

Professor: Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves

Alunos: Carlos Eduardo; Brenna Matos; Melissa Gomes; Tatyelle Santos; Jady Nunes; Pedro Henrique.

-Tema: Projeto Estrutural de um Sobrado Residencial Unifamiliar

-Texto explicativo sobre o PI:

O Projeto Integrador consistiu na elaboração de um projeto executivo das lajes e vigas de uma edificação residencial de dois pavimentos. O objetivo foi que os alunos buscassem soluções estruturais para a edificação proposta e produzissem a documentação técnica referente a um projeto real de Engenharia Estrutural. Foi sugerida a aplicação de alguma inovação dentro do projeto, onde o grupo optou por trazer a apresentação do projeto em realidade aumentada através da leitura de QR Code.

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“As disciplinas de Projetos Integradores têm importância por proporcionarem interdisciplinaridade entre as diversas disciplinas que compõem o currículo de nossos cursos, em cada semestre. Logo, participar de produções como essas, evidenciam o potencial de nossos alunos, em seu aprendizado e formação, e também demonstram a capacidade que eles já possuem em contribuir cientificamente em benefício da sociedade”.
(Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves / Coordenador de Engenharia Civil)

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“Foi muito gratificante ter nosso projeto escolhido para ser apresentado na mostra de PI. Pois foi algo que trabalhamos desde o início do período e estudamos bastante para que saísse o melhor possível. Essa apresentação colaborou significativamente na nossa caminhada acadêmica.”
 (Brenna Matos / 7º período de Engenharia Civil)

 

Engenharia Elétrica

-Disciplina: Materiais e Projetos Elétricos

- Período: 5º

- Professor: Prof. Msc. Eduardo Henrique Costa Barbosa

- Alunos: Fernando Bismarck, João Átila e Júlio Lopes

- Tema: Fonte de Tensão Caseira como Material de Estudo Prático

- Texto explicativo sobre o PI:

Este trabalho visou desenvolver uma fonte de tensão e corrente regulável a partir de materiais de fácil acesso. Além de também apresentar suas aplicações em diferentes situações encontradas nas matérias presentes na Matriz Curricular de Engenharia Elétrica. Para a realização da montagem, foi criada uma cartilha que mostra os componentes necessários e uma descrição destes materiais. Pois assim, quando o circuito for exposto, qualquer pessoa, seja ela da área discutida em questão ou não, poderá compreender de maneira superficial o que está sendo mostrado. No PI foi utilizada Plataforma Tinkercad como meio para melhor exemplificação do processo de montagem.


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A necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta como essa se deu devido o difícil acesso a uma fonte regulável de laboratório. Esta fonte, além de ter um preço relativamente alto, também não oferece uma portabilidade simples, pois possui um tamanho e um peso elevado. Além disso, em geral, os alunos do 5º período da turma de Engenharia Elétrica, já possuem acesso a basicamente todos os materiais necessários para montagem da fonte, o que viabilizaria o desenvolvimento de outras fontes para aplicações futuras em sala de aula.

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“Participar dessa atividade foi extremamente satisfatório. Nós, alunos de Engenharia Elétrica estamos constantemente realizando testes em circuitos elétricos, mas devido a questões financeiras nem todos nós podemos ter uma fonte de bancada, com isso, nosso grupo desenvolveu uma fonte de bancada caseira com o objetivo de baratear os custos de uma fonte presente no mercado que custa entre R$ 300 e R$ 350 reais, contudo nosso projeto nos custou apenas R$ 30.00. Desta forma, estamos muito felizes com a realização desse projeto e também por que outras pessoas podem desfrutar do mesmo”
(João Átila / 5º período de Engenharia Elétrica)

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“Fico muito satisfeito por todo o empenho e dedicação que os alunos demostraram na realização de seus trabalhos. Os Projetos Integradores serviram para que os alunos colocassem em prática o conhecimento absorvido no decorrer do semestre, tornando possível uma análise crítica e observação dos fenômenos físicos subjacentes aos experimentos desenvolvidos em seus projetos”. (Prof. Msc. Eduardo Henrique Costa Barbosa)

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Vimos aqui um compilado das produções dos alunos da Escola Politécnica, frente a execução de Projetos Integradores, algo que nos é importante tanto para nós identificarmos possíveis dificuldades enfrentadas por eles, como também, vislumbrarmos com estar o nível de aprendizado deles, ao fazer uso da teoria e prática. De todo,  estamos muito felizes com os PI’s aqui apresentados pelos alunos de nossa Escola.
(Prof. Msc. Acyr Carvalho / Diretor da Escola Politécnica)


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Julho
28

Adesão do Estado a Independência

31

Término do período de disciplinas de férias

31

Término do Período para matrículas dos alunos veteranos, transferidos externos e internos, portadores de diploma e reingresso.

Agosto
01

Adesão de Caxias à Independência

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