Pesquisa

Egressa de Engenharia Civil do UniFacema tem TCC publicado em Revista Internacional

Publicado em 22/06/2021 10:02

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema acaba de ter seu nome cravado na renomada Revista Científica ‘International Journal for Innovation Education and Research’, Conceito Qualis A2, Online, Fator de Impacto 5,125.

pageHeaderLogoImage_en_US

O que levou a este mérito foi o aceite e publicação nesta revista, do artigo acadêmico ‘Analysis of The Mechanical Properties of The Concrete with Partial Substitution of The Kind’s Aggregate Glass Powder’, traduzido em português ‘Análise das Propriedades Mecânicas do Concreto com Substituição Parcial do Agregado Miúdo por Pó de Vidro’.

Este Artigo advém do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de autoria da egressa de Engenharia Civil, Diovana da Silva Santos, em colaboração com o Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos (coordenador de Engenharia Civil e Elétrica), Prof. Msc. Walber Alves Freitas, Max Silva de Almada (9º período de Engenharia Civil) e dos egressos de Engenharia Civil: Gabriel Gregório Sousa Pereira, Lirana Lamara Barreto da Silva e Italo Gutierry Carneiro da Conceição.

Neste estudo, analisa-se a influência da introdução parcial do vidro como agregado fino na composição do concreto simples, considerando que a areia (agregado fino atualmente utilizado) tem sido usada em larga escala na construção civil ao longo dos anos e vem afetando o Meio Ambiente.

O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as propriedades mecânicas do concreto, substituindo, parcialmente, a areia natural por outro agregado fino feito a partir de resíduos de vidro, avaliando o comportamento apresentado ao final de cada ensaio utilizando diferentes porcentagens deste material como agregado fino na composição do concreto.

Por fim, pode-se concluir que a inclusão parcial do pó de vidro no concreto apresentou resultados bastante satisfatórios, tanto em relação ao meio ambiente, uma vez que a areia não seria utilizada inteiramente como agregado fino, como em relação a preservação das propriedades mecânicas do concreto, o qual possuiu resistência adequada para seu uso final.

paulooo_1
Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves 
Coordenador de Engenharia Civil)

“Ter um artigo científico, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de um egresso do curso de Engenharia Civil, publicado em uma revista internacional com alto fator de impacto e levando o nome da nossa IES a um âmbito internacional, é de uma imensa felicidade para mim, enquanto orientador da pesquisa e enquanto coordenador do curso. Isso evidencia que estamos trilhando o caminho certo dentro do nosso departamento, sempre buscando fortalecer os três eixos de formação de nossos alunos (Ensino-Pesquisa-Extensão)”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos.

IMG_0618
Diovana da Silva Santos
Egressa de Engenharia Civil

“Para mim ter a publicação do meu artigo de conclusão de curso em uma Revista Internacional que tem Conceito Qualis A2, é uma grande conquista acadêmica, sendo de suma importância na melhoria do meu currículo. Só tenho a agradecer a Deus por me ajudar nesta realização, ao UniFacema, pelo fornecimento da infraestrutura física e tecnológica que possibilitou a realização dos experimentos, e a meu orientador, pelos ensinamentos ao longo desse processo,” finaliza a egressa de Engenharia Civil, Diovana da Silva Santos.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Julho
28

Adesão do Estado a Independência

31

Término do período de disciplinas de férias

31

Término do Período para matrículas dos alunos veteranos, transferidos externos e internos, portadores de diploma e reingresso.

Agosto
01

Adesão de Caxias à Independência

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2021 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.