UniFacema

Professora do UniFacema colabora em Congresso de Institutos Históricos do NE

Publicado em 06/07/2021 17:52

A Profa. Dra. Maria Bertolina Costa, docente atuante no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, vai colaborar no VII Congresso dos Institutos Históricos do Nordeste, a ser realizado de 13 a 15 de julho, em Aracaju, Estado de Sergipe, com transmissão online pela  TV da Universidade Federal de Sergipe, no You Tube.

bertolina
Profa. Dra. Maria Bertolina Costa

 

Este certame reúne os Institutos Históricos do Nordeste, visando estreitar os laços entre eles e compartilhar a busca de caminhos para fortalecer a sua atuação, que tem contribuído com desenvolvimento cultural da região Nordeste. E na oportunidade, a Profa. Dra. Maria Bertolina Costa, que é Sócia Fundadora e Vice-presidente do Instituto Histórico Geográfico de Caxias (IHGC), irá colaborar na Mesa Redonda sobre o tema ‘Os Institutos Municipais e seu Âmbito de Atuação’.

Foram realizadas seis edições do Congresso, tendo ocorrido a última  na cidade do Recife/PE em 2018, quando se comemorou o Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, ocasião em que houve a participação de representantes dos Institutos Históricos Estaduais e de Institutos Históricos Municipais de Pernambuco.

0000

Na ocasião, a representante de Sergipe propôs que o VII Congresso fosse realizado em Aracaju, em comemoração ao Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, em 2020, o que foi aprovado. A ocorrência da pandemia da Covid-19 impediu este intento, razão pela qual o IHGSE decidiu organizar o Congresso em formato on-line, para ocorrer de 13 a 15 de julho de 2021, incorporando neste congraçamento Institutos Históricos Municipais de outros estados nordestinos.

“É muito importante para cidade de Caxias (MA) o reconhecimento do trabalho do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IGHC) na região Nordeste, pelo compromisso e dedicação de seu presidente Arthur Almada Lima Filho e de todos os membros que compõem esta importante instituição. Como Sócia Fundadora e, atualmente, vice-presidente destaco nosso empenho e dedicação”, coloca a Profa. Dra. Maria Bertolina Costa.

O IHGC

33333

Criado em 12 de dezembro de 2003, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias-IHGC adota a denominação de “Casa de César Marques”, em homenagem ao ilustre médico e historiador caxiense. O IHGC zela pelo patrimônio histórico e geográfico de Caxias (MA), portanto, é reconhecido de Utilidade Pública por lei municipal e estadual, e, atualmente, situa-se em um prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luís – Teresina (RFFSA), localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 951, Centro.


Biografia

A Profa. Dra. Maria Bertolina Costa é:

Sócia Fundadora e Vice-presidente do Instituto Histórico Geográfico de Caxias, Maranhão (IHGC). Professora no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema, em Caxias (MA). Fundadora do Memorial da Balaiada, um museu escola sediado em Caxias (MA) que tem como tema principal o movimento social da Balaiada acontecido no século XIX no Maranhão, Piauí e Ceará. É especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-MG. Mestre em Políticas Públicas, na área de Patrimônio Imaterial pela Universidade Federal do Piauí-UFPI e Doutora em História pela Universidade de Coimbra, Portugal.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Julho
28

Adesão do Estado a Independência

31

Término do período de disciplinas de férias

31

Término do Período para matrículas dos alunos veteranos, transferidos externos e internos, portadores de diploma e reingresso.

Agosto
01

Adesão de Caxias à Independência

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2021 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.