UniFacema ofertará novo curso de graduação em Terapia Ocupacional

Publicado em 07/12/2021 18:42

O UniFacema inova novamente e oferecerá para sociedade um novo curso, o Bacharelado em Terapia Ocupacional, sendo a única instituição de ensino superior da região dos cocais com esse curso.

O curso nasce com a perspectiva inovadora de oferecer para a sociedade uma opção de formação superior que reúne tecnologias orientadas para emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas às problemáticas físicas, sensoriais, mentais, psicológicos e / ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social.

O objetivo é formar profissionais capacitados de nível superior, que poderão integrar a Estratégia de Saúde da Família, no Sistema Único de Saúde (SUS), podendo atuar nas áreas: de Saúde, Educação e Social, na prevenção e tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas. A participação desse profissional na equipe de Estratégia da Familia será obrigatório, a apartir do que prevê a Lei de n° 14.231, sancionada em 28 de outubro de 2021.

Como pontuou o Prof. Esp. Ramon Lúcio Braga Correia, futuro Coordenador do curso de Terapia Ocupacional do UniFacema:

“A Terapia Ocupacional é um curso novo no Brasil, tem um pouco mais de 50 anos, mas é um curso muito promissor pois tem crescido no Brasil inteiro, principalmente nessa região, por conta do alto índice de crianças com a deficiência do autismo. É um curso amplo, que tem mercado na área de Educação, nas escolas. A Terapia Ocupacional trabalha com questões sociais, mas é um curso prioritariamente da área de saúde e possui vários ramos desde a pediatria, neurologia, saúde bucal e ainda ingressar em outros ramos da educação e da Assistência Social.

Este curso é voltado para pessoas que gostam de cuidar de outras pessoas, desenvolve uma reabilitação específica, trazendo as funções do paciente de volta, desde o desenvolvimento básico, como reaprender a comer, beber até os desenvolvimentos mais avançados de readaptar o paciente e na área das funções mentais, que são trabalhadas as funções cognitivas e psicomotoras”.
(Prof. Esp. Ramon Lucio Braga Correia,futuro Coordenador do curso de Terapia Ocupacional)

Janeiro

Aniversário do UniFacema