Institucional

Professores do UniFacema concluem Mestrado e comemoram a conquista

Publicado em 13/12/2021 15:00

A Professora Msc. e Coordenadora do curso de Odontologia Daniella Vidgal, o Professor Msc. e Coordenador de Engenharia Civil e Elétrica Paulo Ricardo, o Professor Msc. também de Engenharia Civil Mikhael Ferreira e o Professor Msc. Danilo Barbosa Neves do curso de Direito, concluíram seus mestrados almejando trazer mais qualidade de ensino e aprendizagem a seus respectivos alunos do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão -UniFacema. 

Coordenadora e Professora Msc. Daniella Vidgal Fernandes da Silva Guimarães, que tem seu currículo vasto, comemorou mais uma conquista na última sexta-feira 03 de dezembro; sua defesa da dissertação e aprovação da mesma. 

Graduada pela UFMA, Especialista em Odonto Pediatria pela UFRJ, Especialista em Gestão das Clínicas pelo Instituto Sírio Libanês e agora Mestre em Odontologia pelo UniCeuma, com a sua linha de pesquisa voltada para a Erosão Dental. Conversando com nossa equipe, Professora Daniella explicou a sua escolha e intenção para o tema da dissertação.

“A minha intenção com o mestrado é fazer pesquisas na minha cidade, na faculdade, aproveitando os alunos e todo suporte acadêmico para gente trazer todas essas pesquisas para a IES e também para toda a comunidade”, destacou.

“Nesta pesquisa, o principal objetivo foi analisar o desgaste dental, causado por alimentos ácidos. Então, quando você se alimenta com uma frequência muito alta de alimentos ácidos (frutas cítricas, refrigerantes, energéticos, bebidas alcoólicas e gaseificadas), o seu esmalte dental fica amolecido. E quando se está no processo de mastigação e escovação dental, os dentes vão sendo desgastados e acabam se tornando mais curtos.

Realidade essa que em décadas passadas se via muito em adultos, porém, nos anos mais recentes tem-se observado essa erosão dental em crescente nas crianças e adolescentes, exatamente pelo consumo aumentado de alimentos de PH baixo”.  

Profa. Msc. Daniella Vidgal
Profa. Msc. Daniella Vidgal 

“Foi maravilhosa a pesquisa, porque vai ter uma contribuição pra sociedade. E agora vamos fazer um programa de divulgação com orientação para os pais em relação aos lanches comprados às crianças, justamente por esse aumento de erosão dental em crianças e adolescentes”, concluiu Professora Daniella.

Graduado na IES, quem também se tornou Mestre, foi o Professor Msc. e Coordenador Paulo Ricardo Alves, dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica, onde defendeu sua dissertação no dia 26 de novembro do presente ano. Pesquisa finalizada no programa de pós-graduação do Instituto Federal do Piauí, na área de Engenharia de Materiais voltada para os Biomateriais, utilizando um produto regional que é o óleo do coco babaçu, onde dentro da construção civil se tem um produto de características oleaginosas, que é o desmoldante. 

Então, o objetivo dessa pesquisa foi utilizar a aplicação do óleo de babaçu como desmoldante para a construção civil, onde se teve um resultado muito promissor, trazendo também possibilidades de patente. 

Prof. Msc. Paulo Ricardo
Prof. Msc. Paulo Ricardo 

“Foi muito satisfatório esse tempo de mestrado, embora a pandemia tenha dificultado muito o acesso aos laboratórios e uma série de dificuldades durante a pesquisa, mas, é sempre gratificante pesquisar e contribuir pra sociedade científica como um todo, pra engrandecer também a comunidade acadêmica com mais um conhecimento, e possibilidades de pesquisa com um produto que é nosso” ressaltou o Professor Paulo Ricardo. 

E em mais uma conquista para o curso de Engenharia Civil, desta vez para o professor Msc. também formado no UniFacema, Mikhael Ferreira da Silva Santos agora também Mestre em Engenharia Civil com concentração em Geotecnia; com sua linha de pesquisa voltada para Interação Solo e Estrutura através de estudos de caso, pela Universidade Federal de Pernambuco, defendida no dia 29 de novembro de 2021. 

A Geotecnia estuda o comportamento do solo e das rochas em decorrência das ações do homem. Não há construção sem um prévio estudo geotécnico.

E como objetivo da pesquisa analisou-se um caso de obras com Interação Solo e Estrutura, onde dentro das filosofias de projetos de Engenharia Civil, existe a metodologia convencional (a que não utiliza a interação solo e estrutura), que pode ocasionar problemas gigantes pra quem projeta e executa determinada obra. Essa interação vem para acoplar a estrutura e as fundações de forma eficiente e realista.  

Prof. Msc. Mikhael Ferreira
Prof. Msc. Mikhael Ferreira 

“Eu como pessoa sempre tive vontade de seguir na área da docência, e minha intenção é seguir no Doutorado e nas demais titulações que porventura vierem, pra me capacitar cada vez mais, e me tornar um bom docente e ao mesmo tempo um bom profissional, por que também exerço a função de Engenheiro Civil e de certa forma é uma mistura de tudo isso que eu consigo trazer o melhor de mim pra os alunos e também para a instituição”, concluiu Mikhael Ferreira.   

O Professor de Direito, Danilo Barbosa Neves, defendeu sua dissertação no dia 30 de Agosto de 2021, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), utilizando a Antropologia do Direito e da Política para pesquisar como as categorias Poder, Política e Cidadania são movimentadas a partir dos serviços prestados pela Justiça Itinerante do Piauí, de modo a discutir como as perspectivas do Estado e dos assistidos por ele compõem toda essa dinâmica. 

Com mais essa nova conquista acadêmica, Professor Danilo salientou suas inquietações agora para o futuro na sua carreira, bem como as melhorias na realização das suas funções como profissional no UniFacema.

Prof. Msc. Danilo Barbosa Neves

“Dessa forma, a conclusão dessa etapa da carreira acadêmica me proporcionou novas inquietações que serão desdobradas em um vindouro doutorado, além de conduzir uma melhoria substancial no conteúdo e nas formas de abordagem de assuntos centrais, trabalhados em sala de aula, especialmente no curso de Direito. É por isso que há esse sentimento de satisfação, ladeado por outro revestido da inesgotável sede pelo conhecimento e engrandecimento da comunidade acadêmica.” 

 

 

 

 

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Janeiro
23

Aniversário do UniFacema

26
28

Semana Pedagógica 2022.1

31

Início Semana de Planejamento

Fevereiro
01
05

Semana de Planejamento das Atividades 2022.1

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2022 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.