UniFacema

UniFacema inova mais uma vez e insere na sua grade de cursos a Terapia Ocupacional

Publicado em 21/12/2021 19:40

A Terapia Ocupacional - TO é uma das áreas mais recentes da saúde; com ela tornou-se possível a reestruturação e integração de pessoas que sofrem de distúrbios emocionais, físicos, mentais e sociais no meio onde vivem.

Essa área abrange desde crianças até idosos, ensinando-os a ter uma maior autoconfiança e as maneiras de se enquadrarem no ambiente em que frequentam ou precisam frequentar de forma natural e sem pressão.

O profissional de TO ajuda na melhoria de diferentes ajuda na melhora de diferentes tipos de distúrbios. Algumas destas disfunções são perceptíveis desde o nascimento, outras são desenvolvidas ao longo da vida. 

No Brasil, ainda pouco conhecida, a Terapia Ocupacional só foi regulamentada em 1969 e tornando-se obrigatória como Estratégia Saúde da família desde 28 de outubro de 2021, pela Lei de n° 14.23. 

Áreas de Atuação do T.O

- Gerontologia 

- Reintegração Social de Menores 

- Reabilitação de Pessoas com Deficiência 

- Inserção de pessoas com problemas psíquicos na sociedade 

- Educação de Crianças Especiais 

Terapia Ocupacional no UniFacema

Pensando exatamente em toda essa reorganização no Sistema Único de Saúde do Brasil, e também na ascensão da área em Caxias, o UniFacema visa trazer para a IES, a formação de profissionais capacitados, nessa área a serem inseridos no mercado de trabalho de forma eficaz e eficiente.

O UniFacema trará para Caxias professores aptos a compartilhar experiências na teoria e prática de TO, bem como tornar-se referência na formação de Terapeutas Ocupacionais, como tem sido nos demais cursos oferecidos pela IES.   

O futuro Coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Prof. Esp. Ramon Lucio Braga Correia, destacou o público alvo para este curso.

Prof. Esp. Ramon Lucio Braga Correia

“Este curso é voltado para pessoas que gostam de cuidar de outras pessoas e para as pessoas que pretendem desenvolver uma reabilitação específica, trazendo as funções do paciente de volta, desde o desenvolvimento básico, como reaprender a comer, beber até os desenvolvimentos mais avançados de readaptar o paciente e na área das funções mentais, que são trabalhadas as funções cognitivas e psicomotoras”, salientou.

A Terapeuta Ocupaciona Dyener Moura, que atua há 11 anos, fala sobre os desafios que enfrenta pela escassez de profissionais no nosso município. 

Dyener Moura - Terapeuta Ocupacional

“Nossa realidade é bem complicada, temos poucos profissionais atuando no nosso município e região, o que complica a questão dos atendimentos ainda mais por nos últimos anos o índice de crianças com autismo terem aumentado, assim como nas demais áreas em que um Terapeuta Ocupacional trabalha (Lar de Idosos, Hospitais, CAPS, na saúde do trabalhador e etc.). Com a chegada deste curso em Caxias, tende a crescer, agregar e ajudar ainda mais a realização dos serviços que um Terapeuta Ocupacional realiza”. 

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Janeiro
23

Aniversário do UniFacema

26
28

Semana Pedagógica 2022.1

31

Início Semana de Planejamento

Fevereiro
01
05

Semana de Planejamento das Atividades 2022.1

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2022 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.