Livro com coautoria de Professor e alunos do UniFacema é lançado

Publicado em 23/12/2021 15:31

“Desafio”, essa foi a palavra descrita pelos alunos do 7° e 9° período de Psicologia Artur Sérgio Bastos e Felipe Oliveira da Silva Campos, que com o Prof. MsC Pedro Wilson Ramos da Conceição do UniFacema, lançaram no dia 17 de dezembro, dois capítulos no livro “Avaliação Psicológica em Contextos de Pandemia”, publicado pela Editora CRV.

O livro que foi organizado pelo Prof. Dr. Lucas Dannilo Aragão Guimarães, e surgiu como oportunidade por intermédio do Prof. MsC. Pedro Wilson que conversou com os alunos sobre a temática, tendo em vista ainda o período pandêmico que vivemos. Junto a isso, os alunos ainda apresentaram suas pesquisas no Simpósio Internacional de Avaliação Psicológica na Universidade Estadual do Piauí, exatamente onde surgiu a grande oportunidade e o ensejo de compor dois capítulos para integrar o então livro.

Artur Sérgio Bastos, coautor do capítulo 6 intitulado como “AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA VIDA ACADÊMICA: isolamento social e os Transtornos Mentais Comuns em acadêmicos de Psicologia”, falou que a realização foi além de suas expectativas e como a articulação dos membros foi essencial para que se tivesse êxito.

Artur Sérgio Bastos/ 7° período de Psicologia

“A construção do capítulo em si foi um desafio e, por isso, uma atividade muito fértil. A articulação dos membros foi essencial; aqueles que tinham maior desenvoltura na escrita ficaram responsáveis por esta, outros contribuíram economicamente para a publicação e alguns ficaram encarregados pela revisão do escrito. Em suma, um trabalho que não teria sido possível sem a participação conjunta dos membros.”

Felipe Oliveira, do 9° período de Psicologia, nos contou como se sente em poder realizar e contribuir para a pesquisa científica.

Felipe Oliveira da Silva Campos/
9° período Psicologia

“Enquanto participante da pesquisa, me sinto grato e realizado por toda experiência obtida durante o percurso, por essa conquista coletiva que apesar dos desafios, conseguiu florescer, se tornar um capítulo de livro, e para além disso, conseguiu dar voz a realidade e aos desafios enfrentados pelos professores durante o período pandêmico. Em síntese, é uma honra produzir conhecimento científico.”

Professor Pedro externou a importância de acreditar nos alunos, contudo, investir em cada um deles durante a graduação.

Prof. MsC Pedro Wilson Ramos da Conceição

“Nós enquanto professores temos a função de mostrar para esses alunos, que aos poucos ele pode desenvolver sua escrita e que ao final dela, é possível sim ter seu nome num livro ou numa revista nacional. Então a questão é essa, é a gente potencializar a escrita do aluno e aos poucos fazer com que ele acredite que o que ele escreve tem valor e que ele pode melhorar cada dia mais. Afinal de contas a academia precisa ser o ensino de qualidade, precisa ser a extensão que é sair pra fora da instituição e precisa ser a pesquisa para potencializar o que foi aprendido.”

Recentemente o trabalho dos alunos de Psicologia do UniFacema foi aprovado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), incentivando-os e permitindo irem muito mais além das iniciais intenções e perspectivas.

Janeiro

Aniversário do UniFacema