Acadêmicos do 2º período de Direito da Facema realizaram no último dia 13 de novembro o Simpósio “Poderes em foco”, no auditório da instituição. O evento foi promovido pelas disciplinas de Direito Constitucional e História do Direito. As discussões aconteceram por meio de mesas redondas, onde acadêmicos puderam direcionar perguntas aos convidados, sobre suas áreas de atuação.
A atividade interdisciplinar teve como finalidade colocar em discussão atuação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para isso, participaram do evento, autoridades das três esferas, que discutiram sobre os temas diversos que abrangem a estrutura e competência dos três poderes.
Para professora da disciplina e promotora do seminário, Kátia Dantas, a atividade é uma forma de aliar teoria e prática educacional. “Hoje os acadêmicos de direito têm a oportunidade de conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pelos poderes legislativo, executivo e judiciário. Nossa intenção é fazer que eles realmente aprendam as normas regidas por cada poder, do ponto de vista prático, debatendo com as autoridades responsáveis, como vereadores, prefeitos e juízes”, disse.
O Poder Legislativo foi representado pelos vereadores de Caxias, Fábio Gentil e Leonardo Barata. Os parlamentares falaram sobre seu papel como representantes do povo. Eles responderam às perguntas dos acadêmicos como o processo na elaboração e aprovação de leis, o papel do vereador na implantação de novas políticas públicas, entre outras.
O Juiz de Direito, Antônio Manoel de Araújo Velozo representou o Poder Judiciário. As discussões ocorreram em torno do cumprimento das leis, principalmente lei de execução penal e Conselho Nacional de Justiça.
Já o poder Executivo foi representado pelo vice-prefeito de Coelho Neto, Sérgio Guanabara e pelo prefeito eleito de Caxias, Leonardo Coutinho. Eles falaram sobre a execução e implantação de leis municipais, além da organização, administração e arrecadação de impostos. O futuro prefeito, Leonardo Coutinho, falou ainda sobre os desafios para os serviços públicos municipais nas áreas da saúde, educação, transporte, segurança e cultura.
O Simpósio “Poderes em Foco” foi encerrado com um coquetel oferecido a todos os presentes.