Acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Facema ganharam um Robô. O “Lego Mindstorms V3” foi apresentado oficialmente à comunidade acadêmica no Fórum Pedagógico, que aconteceu no dia 13 fevereiro, e reuniu acadêmicos do curso de ADS.
O Robô possui processador de 300 MHz, que é 10 vezes mais rápido do que o modelo anterior da linha Mindstorms, permitindo assim que o equipamento controle muito mais peças e sensores ao mesmo tempo. O novo sistema conta também com memória RAM de 64 MB e memória de armazenamento de 16 MB.
O Robô vem equipado com sensores que ajudam-no a se locomover de forma autônoma. Os sensores infravermelhos de proximidade permitem que o robô siga, ataque ou corra de objetos que encontra no caminho.
Segundo o Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Prof. Mestre Raimundo Neto, as pesquisas através do robô, buscam o aprimoramento do discente, no tocante de que o LEGO MINDSTORMS V3 possui uma linguagem de programação própria que auxilia para a construção de diversas aplicações.
“As tecnologias visam possibilitar ao ser humano um suporte em diversas áreas de trabalho. No caso da robótica, podemos despertar para o surgimento de aplicações que auxiliem o homem a melhoria da qualidade de vida, principalmente naqueles que possuem alguma deficiência física. Nossos alunos vão poder criar possibilidades pela simulação de ações por prototipagem, para futuramente aplicar em diversas áreas, como medicina, engenharia, transporte, segurança, entre outras”, disse o Coordenador.
O Robô, por ser uma versão educacional, vai ajudar o entendimento de uma área muito complexa, que é a Robótica. No entanto a versão adquirida pela Facema é a mais moderna, com a utilização de diversos sensores que podem ser aplicados a outras áreas de pesquisa. “ Temos observado que os alunos que trabalham com pesquisa acabam se destacando nas disciplinas, melhorando o nível do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, frisou Raimundo Neto.
Mais