O Fies 2024 é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamentos em cursos de graduação de instituições de ensino superior particulares de todo o país. O edital da primeira edição do Fies 2024 e o cronograma foram divulgados nesta quinta-feira (07/03), e as inscrições acontecem de 12 a 15/03/2024.
Podem concorrer às vagas do Fies 2024, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A vantagem é que é possível usar qualquer desempenho do exame desde a edição de 2010. Podem participar do Fies 2024 os estudantes que concluíram o ensino médio e que não terminaram algum curso de graduação. A forma de seleção do Fies é por meio das notas do Enem. São aceitos os desempenhos obtidos em qualquer edição do Enem desde 2010.
Entre os critérios de participação estão: Ter tirado uma média geral, das cinco provas do exame, de pelo menos, 450 pontos e não ter zerado a redação do Enem. A prioridade do programa é disponibilizar financiamentos a estudantes de baixa renda. Por isso, o concorrente deve comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.
As inscrições para o Fies são recebidas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde também são recebidos os cadastros para o SiSU e ProUni. O acesso ao Portal Único deve ser feito pelos dados de acesso da conta gov.br, o login único dos serviços do governo federal.
O candidato precisa informar o CPF e a senha. Caso não tenha conta no portal, é possível cadastrar uma nova. Ao fazer o login, o candidato será direcionado para o sistema de vagas do Fies. Lá, deve completar seus dados pessoais e escolher até três cursos de graduação, dentre aqueles disponíveis no grupo de preferência. As opções de cursos podem ser alteradas até o final da inscrição, quantas vezes quiser.
O resultado do Fies 2024 será divulgado no Portal Único. Os estudantes são pré-selecionados e, para garantir a vaga, precisam realizar os seguintes procedimentos: 1º fase: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site oficial. 2ª fase: depois de completar as informações, todos os pré-selecionados terão que procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias e 3ª fase: após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.
Os estudantes que não forem selecionados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies. Como não existe um novo ranqueamento, os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar a sua pré-seleção na página do Fies.
Confira abaixo o edital e não perca a oportunidade de alcançar o seu sonho de um ensino superior sem preocupações financeiras. Inscreva-se já e comece a sua jornada rumo ao sucesso!
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-10-de-6-de-marco-de-2024-546880346