UniFacema

Professor do UniFacema receberá importante homenagem do Tribunal de Justiça do Maranhão

Publicado em 22/11/2024 12:30:03


O Professor do UniFacema e Facilitador de Justiça Restaurativa do TJMA, Gentil Reis da Cunha Santos Filho irá receber uma importante homenagem do Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo Estadual da Justiça Restaurativa (NEJUR) e com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), durante a  realização da Semana da Justiça Restaurativa 2024, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro. Com o tema “Justiça Restaurativa: conectando vidas e promovendo paz”, o evento buscará fomentar o diálogo e a promoção da cultura de paz no âmbito da Justiça.

A homenagem denominada "NEJUR TEÇÁ", tem o propósito de expressar a gratidão do TJMA ao importante desempenho do Prof. Esp. Gentil Reis da Cunha Santos Filho, na promoção e difusão da Justiça Restaurativa no Sistema Judiciário do Maranhão, em reconhecimento às suas notáveis contribuições ao longo do ano de 2024. O professor receberá esta importante homenagem durante solenidade que ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, no auditório da Associação do Magistrados do Maranhão – AMMA.

A Justiça Restaurativa pode ser compreendida como a busca da solução de conflitos por meio do diálogo e da negociação, com a participação ativa da vítima e do seu ofensor.  As práticas restaurativas se concretizam por meio dos círculos de Justiça Restaurativa e a construção da paz, que fortalecem vínculos, promovem responsabilização, atenção à vítima e buscam soluções defensáveis para situações que envolvam conflitos infracionais.

O Professor Gentil Reis da Cunha Santos Filho manifestou o seu agradecimento pela relevante homenagem e também comentou sobre a parceria entre o UniFacema e o TJMA.

“É com profunda gratidão que recebo esta homenagem do Tribunal de Justiça do Maranhão, fruto de uma parceria que tem se mostrado um verdadeiro pilar na promoção da justiça restaurativa em nossa sociedade. Como professor do UniFacema e facilitador de práticas restaurativas, com formação em Círculos de Construção de Paz (CCP) e em Vítima-Ofensor-Comunidade (VOCOM) pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), testemunho diariamente os impactos transformadores dessa integração. A colaboração entre o UniFacema e o Tribunal de Justiça do Maranhão transcende os muros institucionais, fomentando um espaço de aprendizado, diálogo e humanização do Direito. Para a comunidade acadêmica, essa parceria amplia horizontes, formando profissionais sensíveis e preparados para abordar os conflitos de maneira restaurativa. Para a Justiça Restaurativa, consolida práticas que promovem a pacificação social e o resgate das relações humanas. E, para a sociedade, é uma esperança concreta de justiça que não apenas pune, mas repara, acolhe e reconstrói. A Justiça Restaurativa, ao alcançar os ambientes acadêmicos, promove uma verdadeira revolução no modo como conflitos são percebidos e resolvidos, tanto no espaço universitário quanto na sociedade como um todo. Inserir práticas restaurativas no contexto acadêmico cria um ambiente mais colaborativo, empático e humano, onde as relações interpessoais ganham um espaço de maior valorização. Ao estimular o diálogo e a corresponsabilidade, a Justiça Restaurativa não apenas resolve conflitos, mas também previne novos, cultivando uma cultura de paz e respeito mútuo entre alunos, professores e toda a comunidade acadêmica. Que essa integração siga fortalecida, servindo de exemplo e inspiração para outros contextos, e que continuemos juntos, formando redes de justiça e paz.”


CALENDÁRIO ACADÊMICO

dezembro
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

[email protected]


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por e-mail

[email protected]




Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa
© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.