A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizou, no auditório do UniFacema, palestra em referência ao Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização e combate ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O evento ocorreu com o objetivo de reforçar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e do tratamento das ISTs, abordando também o estigma enfrentado pelas pessoas que vivem com HIV.
Durante a palestra, foram destacados métodos de prevenção como: o uso de preservativos, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP). Também foram discutidos os avanços no tratamento antirretroviral, que permitem que pessoas vivendo com HIV tenham uma vida saudável e com qualidade. A palestra fez parte de uma série de ações promovidas em dezembro para conscientizar a população sobre os direitos à saúde e à dignidade de todos.
O Dezembro Vermelho é um momento chave para promover campanhas educativas e ampliar o alcance de serviços de testagem e aconselhamento. A ação reforça o compromisso do CTA e do SAE em promover saúde, prevenção e acolhimento à população, consolidando o papel dessas instituições na luta contra o HIV/AIDS e outras ISTs.
O UniFacema apoia e participa da campanha Dezembro Vermelho, acreditando que a campanha vai muito além de um símbolo ou de uma data. Ela nos convida a refletir sobre um tema que afeta milhares de vidas em nosso país e no mundo. Apesar dos avanços no tratamento e da redução do estigma ao longo dos anos, ainda enfrentamos muitos desafios.