O UniFacema, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico e das Coordenações de Cursos das Escolas de Humanas e Negócios, Saúde e Politécnica, promoveu a VIII Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas e a VIII Mostra de Estágio Supervisionado.
Os Projetos Integradores e Atividades Práticas oferecem aos alunos embasamento prático dos conceitos teóricos estudados nos componentes curriculares dos cursos, por meio de atividades de pesquisa e produção científica que aproximam os discentes do cotidiano profissional, tratando-se de uma metodologia de aprendizagem onde os alunos se envolvem em tarefas e desafios para a resolução de problemas reais que afetam a comunidade. Desta forma, os alunos lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões, agem sozinhos e em equipe.
Neste contexto, a VIII Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas, foi um evento onde os estudantes apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos ao longo do semestre 2024.2, usando competências para solucionar problemas reais de suas áreas, com o objetivo de aplicar os seus conhecimentos, na prática, em benefício da comunidade. Além disso, o evento propôs tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social para que, durante o processo de formação no ensino superior, o aluno possa receber o estímulo para a produção de trabalhos científicos que proporcione o desenvolvimento de várias habilidades relacionadas ao seu futuro profissional.
A Mostra de Estágio Supervisionado dos Cursos das Escolas de Humanas e Negócios, Politécnica e Saúde torna evidente a importância da relação que existe entre realizar um bom estágio e a formação profissional, além de promover reflexões sobre o processo de aprender-ensinar no estágio supervisionado. O estágio visa ainda o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e o trabalho, oferecendo embasamento prático dos conceitos teóricos estudados nos componentes curriculares dos cursos, por meio de atividades de pesquisa e produção científica que aproximam os alunos da vida profissional, tendo como propósito desenvolver competências para uma atuação ativa na resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. O Estágio Supervisionado é um espaço de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional.