O UniFacema Campus Caxias promoveu, nesta terça-feira (10/09), o Fórum Pedagógico do semestre 2024.2, para a primeira turma do Curso de Medicina, um evento planejado para atender as necessidades acadêmicas e pedagógicas dos discentes da IES, além de ter o objetivo de dar as boas-vindas e proporcionar um ambiente acolhedor para todos.
A realização do Fórum Pedagógico para os calouros e calouras do Curso de Medicina é de fundamental importância, pois oferece uma oportunidade única para a integração e orientação dos novos alunos e alunas. O ingresso em um Curso de Medicina marca o início de uma jornada desafiadora e exigente, tanto academicamente quanto emocionalmente, e o Fórum Pedagógico se apresenta como um espaço essencial de preparação para essa trajetória.
A cultura organizacional da Instituição constitui um conjunto de valores, regras, hábitos e crenças praticados. É exercida a partir de atitudes que devem nortear o comportamento dos colaboradores e usuários. Partindo desta premissa, o UniFacema promoveu a atividade do Fórum Pedagógico objetivando o repasse de informações aos ingressantes, motivando o desenvolvimento de uma cultura eficiente alinhada com as atividades propostas.
Assim, foram apresentados os principais dados de cada uma das unidades, os métodos e procedimentos, com a exposição do desenho institucional, setores, serviços e processos institucionais, contando com as ilustres presenças do Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, do Pró-reitor, Prof. MsC. Tiago Leal Catunda Martins e da Coordenadora do Curso de Medicina, Profa. MsC. Lúcia Maria do Rêgo Medeiros. Participaram também representantes do Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro (NAAF), da Secretaria Acadêmica, da Coordenação de Laboratórios, da Coordenação de Biblioteca e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Ingressar no Curso de Medicina é um marco significativo na vida de qualquer estudante. Trata-se de uma decisão que transcende o simples desejo de obter um diploma, pois envolve o compromisso de dedicar a vida ao cuidado com o próximo, à promoção da saúde e ao bem-estar da sociedade. A importância dessa escolha reside não apenas no prestígio associado à profissão médica, mas, sobretudo, na responsabilidade e no impacto positivo que um médico pode exercer na vida das pessoas.
A autonomia adquirida em relação a cumprimento de horários, atividade das disciplinas e frequência às aulas, por exemplo, exigirão elevado grau de organização e maturidade para que tudo flua bem, sendo fundamental para atender as exigências do curso. Para isso, é necessário conhecer o funcionamento e desenho pedagógico institucional, os métodos de ensino e aprendizagem, e as tecnologias utilizadas na IES. Portanto, o Fórum Pedagógico não é apenas um evento de boas-vindas, ele é o primeiro passo na construção de uma base sólida para o sucesso acadêmico e profissional.