O UniFacema recebeu nessa quarta-feira (06/03), em sua Sala de Aula Master, mais um encontro do Projeto Crescer, promovido pelo Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com o tema: ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR: o que fazer e por onde começar? e direcionado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde da região de Caxias e fisioterapeutas e psicólogos da equipe e Multi de Caxias.
O Projeto Crescer, elaborado pelo CEAMI, é desenvolvido visando o matriciamento dos profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS). O apoio matricial visa integrar os profissionais das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com especialistas do CEAMI para um processo de construção compartilhada de saúde e do fortalecimento dos vínculos das equipes
O encontro foi conduzido por profissionais do CEAMI, por meio de um núcleo de educação permanente. Durante o evento foram discutidos os fluxos de puericultura na atenção primária e quando compartilhar os cuidados com uma criança de alto risco com o CEAMI; o que é necessário; a rotina da criança; como devem acontecer as consultas; como é feito o acompanhamento e o monitoramento da criança; qual o fluxograma que a cidade de Caxias adotou e quais os instrumentos utilizados para identificar um atraso no desenvolvimento psicomotor da criança.
O UniFacema parabeniza a todos(as) pela iniciativa, comprometimento e dedicação em busca de uma atenção à saúde cada vez mais qualificada e centrada na melhoria das condições de vida de crianças com atraso no desenvolvimento. Como parceiros, permanecemos sempre apoiando e colaborando com ações que visam o desenvolvimento de um sistema de saúde mais eficaz e justo.