Comissão Própria de Avaliação - CPA



O que é a CPA/Facema ?

CPA Comissão Própria de Avaliação, é uma comissão interna da IES responsável pela implantação e pelo desenvolvimento  de processos de autoavaliação institucional. Sua existência em cada Instituição de Ensino Superior é obrigatória e regulada pela ( Lei nº 10.861/2004)

A autoavaliação é importante pois promove um debate institucional, que propicia a melhoria da qualidade do ensino, diagnosticando problemas e construindo um perfil da instituição que revele um compromisso com o desenvolvimento da sociedade.

 

Qual o papel da CPA em uma faculdade?

Implantar e desenvolver os processos de avaliação internos da instituição. Isto significa desenvolver e aplicar instrumentos de avaliação que permitam identificar áreas problemáticas na Instituição e apontar os setores que requerem melhorias. O conhecimento produzido pela CPA constitui importante ferramenta para o planejamento e gestão educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade nas atividades da IES em todos os aspectos.

A CPA também tem a atribuição de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo MEC/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela avaliação do sistema de ensino superior brasileiro e para a gestão acadêmico-institucional da Facema.

 

Como a CPA da Facema trabalha?

Seus membros reúnem-se mensalmente para planejar, discutir e deliberar sobre as atividades de avaliação e parte de seus membros trabalham, diariamente, na realização das atividades.

O que é avaliado?

Avaliam-se as dimensões indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES.

1.Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI;
2.Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
3.Responsabilidade Social da instituição;
4.Comunicação com a sociedade;
5.Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
6.Organização e gestão;
7.Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
8.Planejamento e avaliação (autoavaliação);
9.Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
10.Sustentabilidade financeira.

Portaria da CPA clique aqui!

Quem participa da CPA?

A CPA é composta por representação de todos os segmentos da comunidade universitária e de representante da sociedade civil organizada.

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL_ANO BASE 2021 (1)_compressed.pdf


Etapas das avaliações institucionais

A pesquisa da CPA é feita periodicamente pelo UniFacema. O objetivo é identificar opiniões dos acadêmicos a respeito do curso, dos docentes e da infraestrutura para transformá-las em melhorias para a Instituição.

PARTICIPE!

1ª ETAPA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

20/06/2022 a 08/08/2022

2ª ETAPA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

08/08/2022  a. 29/08/2022

3ª ETAPA: INFRAESTRUTURA FÍSICA

01/09/2022 A 30/09/2022

Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato pelo e-mail: cpa@unifacema.edu.br ou na própria coordenação da CPA.

INFORMATIVO DA CPA

Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

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