Clínica de Saúde UniFacema



 

A Clínica de Saúde UniFacema agregada ao Ginásio Poliesportivo que recebe os alunos do Cefa e do UniFacema, para as atividades práticas desportivas, bem como permite a realização de outros eventos relacionados à o UniFacema e ao Cefa.

 

A Clínica tem como objetivos primordiais a prestação de serviços de qualidade à população de Caxias e região, bem como proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento de estágios aos alunos da área de saúde do UniFacema, complementando sua formação acadêmica e contribuindo decisivamente com a formação de profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho.

Está localizada no Residencial Eugênio Coutinho, bairro Teso Duro e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h.

A referida Clínica é uma iniciativa inovadora e única na região. Com um modelo arquitetônico comparado aos mais importantes centros do país, possui uma área de 980m². A unidade dispõe de espaços físicos para atender serviços nas áreas de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia.  

A piscina terapêutica é aquecida, possui três níveis de profundidade e todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento das técnicas aquáticas, com um alto padrão de qualidade e ideal para a prática terapêutica. A piscina também obedece todas as normas existentes no mundo globalizado para a prática correta da técnica de hidroterapia, desde as dimensões, acessibilidade até um moderno sistema de aquecimento da água que é fundamental para a prática e principalmente para se alcançar os resultados terapêuticos propostos na hidroterapia.

O UniFacema é a única instituição de ensino da região que possui uma piscina deste nível.

A Clínica realiza vários atendimentos por mês, nas áreas de traumato-ortopedia, neurologia adulto e infantil, pediatria, cardiologia, geriatria, dermato-funcional e hidroterapia.

Atualmente o quadro de servidores da Clínica, é composto por Supervisora Administrativa, Fisioterapeutas, Nutricionista, Secretárias, Seguranças, Auxiliares da Limpeza, Auxiliar do Esporte, atendendo os pacientes, procurando o bem estar e a recuperação destes, abrangendo as áreas.

O Centro de Simulação Realística (CSR) do UniFacema surgiu em 2017 e está instalado na Clínica de Saúde da instituição no Residencial Eugênio Coutinho, no bairro Teso Duro. O CSR é uma iniciativa inovadora e única na região que tem como objetivo oferecer aos alunos a metodologia da simulação realística durante sua graduação e nos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição. A aprendizagem por simulação é uma ponte entre a aprendizagem em sala de aula e a experiência clínica real, onde é possível realizar de maneira segura e controlada, uma prática análoga a realizada na prática profissional, ao mesmo tempo que promove a segurança dos alunos, pois evita contato com materiais perfuro cortantes infectados ou outros equipamentos de risco, promovendo assim a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades.  

O CSR conta com duas salas de simulação equipadas com simuladores de pacientes (manequins) e com sistema de som e imagem. Os manequins são programados e operados através de softwares e computador que são manuseados por profissional capacitado. Os manequins usados são considerados de média fidelidade, ou seja, são capazes de reproduzir sintomas e sinais vitais de um ser humano mediante programação prévia, além de poder programar ações de acordo com a interação dos participantes.  As salas de treinamento são semelhantes ao leito de um hospital. Dentro dos cenários de atendimento, o aluno vivencia o stress da tomada de decisão que enfrentará no dia a dia. As cenas geradas são revistas e debatidas em grupo, possibilitando o aprendizado a partir das discussões.

Contato

Endereço: Residencial Eugênio Coutinho, bairro Teso Duro

Telefone: (99) 3422-6871 e/ou (99) 3422-6870

 

 

Sana Caroline Rios da Silva

Graduação em: Fisioterapia

Pós Graduada em: Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional; Pós Graduada em Fisioterapia Hospitalar.

Coordenadora da Clínica de Saúde do UniFacema

 

  

Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.