Foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro, curso de extensão: “Aspectos práticos da Reforma Trabalhista”, ministrado pelos Profº e advogados Renato Leal Catunda Martins e Pablo Edirmando dos Santos Normando.
O curso teve como objetivo apresentar aos acadêmicos de Direito da Facema, as mudanças instituídas pela Lei nº 13.467/2017 que trata da Reforma Trabalhista, e as consequências práticas para as relações do trabalho, bem como também, das inovações do Direito Empresarial, Civil e Consumidor.
Para o acadêmico do 4º período de Direito, José Silva Santos Filho, a ideia do curso foi excelente. “Muito bom porque já tínhamos conhecimento do Direito do Trabalho de anos atrás e agora com essa nova perspectiva das leis trabalhistas em relação ao mercado são outras, e nós como futuros operadores do Direito, temos que nos adequar a essa mudança e renovar os conhecimentos para nossa prática.”
Durante o desenvolvimento do curso, os ministrantes apresentaram um pouco da experiência no Direito do Trabalho, tirando as dúvidas dos alunos ao apresentar a nova teoria que o legislador trouxe com a reforma trabalhista e das possíveis consequências que vão ser analisadas no dia a dia, na prática forense, nos tribunais, além de como essa reforma trabalhista será aplicada.
Segundo o Profº Esp. Pablo Normando, é de grande importância o aluno ter esse contato com as mudanças do Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, que foram significativas. “ Essa mudança vem trazer impactos que ainda não são sabidos pelo mundo jurídico, por isso, é preciso que o aluno se atualize e adquira esse conhecimento para quando for enfrentar o mercado de trabalho já esteja apto a poder advogar ou atuar nessa área do Direito do Trabalho.”
Para o Profº Esp. Renato Catunda, a Facema é um exemplo, por sempre estar à frente das demais faculdades, oferecendo cursos de atualização e de extensão, “Isso é de suma importância, porque a grade já é preenchida com Direito Material que já é bem extenso, portanto, é necessário que os alunos tenham cursos de extensão, que trazem atualizações, nesse caso principalmente da lei que muda quase todos os dias. Hoje, a dica que deixo para os profissionais é assistir primeiramente os cursos, que são ministrados por pessoas que estão na prática e que já vivenciam a realidade e sabem as consequências, e depois comprar livros atualizados e ler de ponta a ponta.”
Clique aqui e confira mais fotos