A atividade de Responsabilidade Social de Psicologia foi desenvolvida em duas etapas, nos dias 12 e 30 de maio, abordando a temática “O eu virtual nas redes sociais, o reflexo na formação profissional”. Alunos do 1º e 2º período do curso participaram da programação que foi desenvolvida na Escola Thales Ribeiro, no centro de Caxias.
Na primeira etapa, realizada no dia 12 de maio, 135 alunos de Psicologia com o apoio da Profª Msc. Francisca Tatiana Dourado e Profª Espc. Ana Valéria Lopes Ferreira participaram da atividade. O tema abordado nesse dia foi “Identidade virtual nas redes sociais”, onde os alunos iniciaram as ações com um preenchimento de questionários entre os alunos do Ensino Médio, a fim de colher informações sobre a realidade virtual apresentando por eles naquele momento. Além disso, também foi desenvolvida palestra com orientações sobre os principias conceitos da apresentação virtual.
A segunda etapa, realizada no último dia 30 de maio, a atividade contou com a participação de 135 alunos do 2º período, juntamente com a Profª Msc. Valdênia Menegon, Profª Msc. Zaira Arthemisia Mesquita Araújo e a Profª Inara Maria Colaço Nunes.
Na ocasião, a temática abordada foi a “Ética e respeito na utilização dos conteúdos em redes sociais” e aplicação de um novo questionário com os alunos da escola, a fim de finalizar o projeto, para fazer uma comparação entre os dois questionários. Os acadêmicos também utilizaram dinâmicas, exposição de vídeos e rodas de conversas para facilitar a participação dos alunos na atividade de responsabilidade.
A Coordenadora de Psicologia, Profª Msc. Francisca Tatiana fez uma avaliação positiva da primeira atividade de Responsabilidade Social do curso. “Foi muito gratificante desenvolver o projeto com o total de 222 alunos do Ensino Médio nos dois momentos. E o objetivo que era conscientizá-los sobre a utilização correta da identidade virtual foi alcançado, hoje comprovamos as mudanças dos conteúdos postados por eles. Antes eles publicavam nas redes sociais fotos expositivas do corpo em excesso, agora eles utilizam outras fotos associadas ao convívio familiar, então observamos que houve uma evolução do processo, o que favorece a formação e prática profissional futura de cada um.”
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