Foi realizado no último dia 24 de abril, a Responsabilidade Social dos cursos de ADS, Jornalismo e Psicologia, no Lar Divina Providência, em Caxias. Participaram da atividade, 10 alunos do 5º período de ADS, 15 alunos do 2º e 3º período de Jornalismo e 30 alunos do 2º período de Psicologia. As Profª Msc. Zaira Mesquita que está à frente da Coordenação de Psicologia, a Coordenadora de Jornalismo Profª Msc. Maria do Socorro de Sousa Cruz e a Profª Msc. Mary Sandra Landim Pinheiro também participaram das atividades.
A ação teve como objetivo promover uma atividade saudável e benéfica para os 23 idosos que moram no Lar da Divina Providência. Para promover um atendimento de qualidade, os alunos foram divididos em grupos de comissão, com tarefas individuais distribuídas para as equipes: música, produção e arte. A atividade que foi desenvolvida com violão e repertório a pedido dos idosos, animou a todos.
Segundo a Profª Msc. Zaira Mesquita, a ideia foi promover a troca de afeto, aprendizado e ensino entre os alunos e os idosos, proporcionado entre eles uma maior interação.
Todos os idosos tinham um acompanhante terapêutico, onde a responsabilidade do aluno era de cuidar, alimentar e entreter o idoso com arte. Para isso foi utilizada o trabalho com ‘mandalas’ que são desenhos coloridos promovendo o estímulo neurológico e a cognição dos idosos.
Para a aluna do 3º período de Jornalismo Maria de Fátima da Silva Barros a atividade foi apaixonante,
“Esse foi um projeto que nos fez repensar muitas coisas, principalmente sobre o futuro, e agora com certeza quero voltar vezes ao lar dos idosos. As experiências deles são únicas, as histórias, às vezes são tristes, felizes, fazerem a gente ter uma nova perspectiva do que é a vida”
O aluno do 5º período de ADS Marcos Antônio Matos Sousa disse: “essa interação com os idosos, nesse momento, está sendo muito interessante tanto para nós enquanto alunos como para eles, uma experiência significativa.”
Para a aluna do 3º período de Psicologia Raissa Silva Lima foi uma experiência incrível, “sair das quatros paredes para trabalhar a questão da humanidade com o indivíduo, acredito que mexeu com todos que participaram. Daí a importância desse trabalho social que estamos promovendo através da oportunidade de esta envolvido com a comunidade.”
Clique aqui e confira mais fotos