O ingresso no Ensino Superior é marcado por várias possibilidades proporcionadas pelo ambiente acadêmico. Grupos de monitoria, projetos de pesquisa e oportunidades de estágios são apenas algumas dessas oportunidades.
A monitoria estimula e reforça a importância da pesquisa científica, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem. É o primeiro contato do aluno com o mundo da docência, e serve também como espaço para o surgimento de novas perspectivas profissionais. A vontade de ser monitor acaba surgindo, na maioria das vezes, como o resultado das experiências positivas adquiridas em determinadas disciplinas.
Além de proporcionar ao aluno a possibilidade de aprimorar o seu currículo e desenvolver capacidades técnicas e teóricas em sua área de atuação, é também um espaço para que o estudante fortaleça suas relações interpessoais e amplie seus conhecimentos, tanto dentro como fora do ambiente acadêmico.
Conversamos com alguns monitores dos cursos de nossa instituição, que nos contaram sobre suas realidades vividas dentro da monitoria e a importância do trabalho que eles desenvolvem.
“É uma via dupla, existe o benefício pessoal de rever e aprender com um conteúdo estudado anteriormente, além de desenvolver a comunicação e interação com novas pessoas. E também, parte dos alunos da disciplina terem uma explicação além da sala de aula e tirarem dúvidas que não tiveram oportunidade de serem sanadas pelo professor.” Fernando Bismarck, monitor da disciplina Eletromagnetismo, do Curso de Engenharia Elétrica
“Nossa monitoria tem como objetivo principal orientar os alunos da disciplina a trabalhar a saúde mental de forma holística no seu convívio social focando na identificação de transtornos mentais, intervenções de enfermagem e acompanhamento do indivíduo. Pensando nisso estaremos desenvolvendo ao longo do período ações sobre cuidados com a saúde mental.” David Gabriel, monitor da disciplina de P.I Cuidados com Saúde Mental, do Curso de Enfermagem
“Acredito que esse trabalho é importante pois ajuda ainda mais a turma em relação as disciplinas. Sabemos que são várias disciplinas e que algumas são mais difíceis do que outras, e, às vezes duas aulas na semana podem não ser o suficiente pra que consigamos tratar todas as dúvidas e dificuldades, então o trabalho do monitor proporciona esse auxílio a mais para os alunos, sendo o monitor uma fonte a mais de informações, proporcionando assim um maior conhecimento e discussão sobre os conteúdos, possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos em relação as disciplinas.” Rebeca Karen, monitora da disciplina Testes e Exames Psicológicos, do Curso de Psicologia.
“O monitor pelo fato de já ter passado pela experiência de uma disciplina específica em períodos passados, tem uma boa bagagem com relação aos assuntos já abordados. E quando é presente e atuante, ajuda no aumento do rendimento da classe na determinada disciplina, além de ajudar o professor na divisão e realização das atividades a serem realizadas.” Adriando de Oliveira, monitor da disciplina Imunologia Clínica, do Curso de Farmácia.
“Através da explicação do conteúdo que o professor passa em sala de aula, pergunto aos alunos quais são as dificuldades encontradas por eles referente a matéria, para assim ajudá-los. No laboratório, utilizando os equipamentos (já que na aula prática o tempo é curto para o tamanho da demanda), realizo um “quiz” de perguntas e respostas e faço plantões para tirar dúvidas, facilitando o entendimento do que foi repassado.” Valéria da Silva, monitora da disciplina Fisioterapia Traumo-ortopédica, do curso de Fisioterapia.
“Acredito que a monitoria trás um conforto ao aluno, pois revisar matérias com alguém que saiba esclarecer suas dúvidas é indispensável, além de estimular os alunos a estudarem mais profundamente aquela disciplina, logo acredito ser fundamental para o pleno aprendizado do estudante.” Yasmin Revil, monitora da disciplina Introdução à Odontologia e Materiais Odontológicos, do Curso de Odontologia.
“Auxilio nas atividades com os alunos tentando passar o máximo de conhecimento possível adquirido, buscando sempre a melhor forma de passar conhecimento e ampliar a visão dos alunos, nessa estrada da vida universitária e profissional, com atividades, desafios de programação, conhecimentos e muito mais.” Marcelo Machado, monitor da disciplina de Programação para Back-End, do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“O Trabalho do monitor é realizado com grande satisfação e entusiasmo, visto que é uma experiência extraordinária para minha formação acadêmica, pois a monitoria exige dos alunos e principalmente de mim, a busca contínua dos conteúdos e aplicação da teoria na prática, e o trabalho como monitor se torna importante no contexto de aprendizado e construção do saber, consequentemente fortalece o meu aprendizado, tendo em vista que na medida em que eu auxilio os colegas eu também aprendo, e digamos que isso se resume em trocas de experiências, que por sua vez sustenta um elo de confiança, auto conhecimento e responsabilidade para estudar e aplicar aquilo no qual me foi designado e estimulado para desenvolver.” Adriano Vieira, monitor da disciplina Fundamentos Teóricos Met. Do Ensino de Geo. Ciências Nat. e História, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
“O principal método é de explicação (tirando dúvidas sobre alguma questão mencionada pelo estudante), seguida de uma rápida leitura explicativa do tema em questão (lendo e explicando o conteúdo simultaneamente). Através da monitoria os estudantes esclarecerecem suas dúvidas, aumentando seus conhecimentos e facilitando seu aprendizado.” Ana Caroline Reis, monitora da disciplina Controle de Qualidade em Diagnóstico de Imagem, do Curso de Superior de Tecnologia em Radiologia.
“O auxílio aos estudantes é muito importante para elaboração das etapas, ideias e informações que irão proporcionar melhor entendimento ao desenvolver do projeto. Além disso, interações, dúvidas e questões são utilizadas para fixação de conteúdo e entendimento da disciplina. A monitoria estimula o processo ensino-aprendizagem, além de gerar novas perspectivas profissionais.” Mauro Carlos Pereira da Silva Filho, monitor da disciplina Princípios Éticos do Direito, do Curso de Direito.
“É de grande importância no desenvolvimento e no desempenho dos alunos naquela disciplina, contribuindo diretamente com o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos, além de servir como um momento para desenvolver e aprofundar os conhecimentos na área da docência. E através de fóruns, tiro dúvidas de forma online em dias da semana preestabelecidos e acompanho nas aulas práticas seguindo o cronograma da disciplina além de auxiliar nas atividades solicitadas pelo(a) professor(a).” Laércio Vinicius, monitor da disciplina Análise Sensorial e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios, do curso de Nutrição.
“Eu acho muito importante, porque tem várias matérias que mesmo com a explicação do professor temos dúvidas que não são tiradas em aulas e precisamos buscar em outras fontes, e o monitor é o ideal para fazer isso, pois possui um elo muito importante entre o professor e o aluno.” Andressa dos Santos, monitora da disciplina Teoria das Estruturas, do Curso de Engenharia Civil.