Afinal, o que é o Jornalismo Científico? Qual a linguagem que deve ser usada no Jornalismo Científico? Para que serve o Jornalismo Científico?
Essas e outras questões foram respondidas pela Jornalista Vanessa Souza Rodrigues de Moraes, na palestra: “Jornalismo Científico”, ministrada para alunos do 5º período de Jornalismo do UniFacema.
A iniciativa de trazer o tema para discussão mais profunda em sala de aula partiu do Profº Msc. Carlos Augusto de França Júnior, que ministra a disciplina: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, no curso de Jornalismo da IES.
Segundo o professor, trazer a jornalista surgiu da necessidade dos alunos de interagirem com um profissional da área.
“É importante que os acadêmicos tenham cada vez mais contato com a produção jornalística, principalmente na área de Jornalismo especializado, como a área de ciências e tecnologia. Então, acredito que é importante para eles ter essa vivência, esse contato e trocar experiências sobre o tema”
Para a Jornalista Vanessa Souza, ter a oportunidade de falar sobre jornalismo científico é muito bom. “Eu sou formada há 10 anos, e a minha experiência de trabalho no jornalismo cientifico passou pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí e agora como mestranda de comunicação, está me permitindo ampliar ainda mais os conceitos sobre o jornalismo científico, como pesquisadora. Então, acho importante trazer esse conhecimento da ciência, da pesquisa, da inovação para os alunos, porque às vezes ele sai do curso de Jornalismo, com a vontade de ir logo para o mercado de trabalho, sem nem levar em consideração a perspectiva de academia, de pesquisa científica, e esse é um ramo do Jornalismo que tem inúmeras possibilidades no campo de trabalho, dentro de uma outra perspectiva”