Na disciplina de ‘Modelagem Plana’, os acadêmicos do Curso de Tecnólogo em Design de Moda do UniFacema estudam as noções básicas para construção do vestuário e sobre os cálculos necessários para execução do mesmo, além de conhecer sobre o corpo humano. Estudam sobre ergonomia, equilíbrio do corpo, simetria, caimento, textura e volume dos tecidos, além de entender sobre os materiais necessários para a modelagem, aprendem sobre a técnica de interpretação do desenho criado e de transformação dele em molde.
De acordo com Gil Lima, Coordenadora do Curso de Design de Moda, na disciplina de Modelagem Plana também são trabalhados gradação de moldes: redução e ampliação, variação de recortes, além da orientação sobre a confecção de peças básicas. “No laboratório de aulas práticas, o acadêmico corta o molde no papel e assim a roupa começa a ser construída”, diz.
O profissional de Design pode atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, sendo, por exemplo, estilista, criador de estampa, design gráfico, design de moda, visual merchandising e modelista.
“O curso se tornou extremamente necessário, a disciplina de Modelagem está aí para mostrar que todos nós podemos fazer moda e expressar nossa identidade através dela”, coloca o aluno do 1º Período de Moda, Gabriel Paiva.
“Eu não levava muito a sério a minha aptidão e vocação para cursar Moda. Hoje, expresso o que realmente me faz bem e coloco toda minha criatividade em ação neste curso que abraçei”, reflete o aluno do 1º Período de Moda, Ivan Abreu.
Anderson Urbano, monitor da Disciplina, finaliza:
“Desde criança sempre me interessei em Corte e Costura, acredito que tenha herdado o dom da minha vó, minha grande incentivadora. Neste momento mesmo, estou muito maravilhado com todo este universo trazido pela disciplina de Modelagem Plana, pois vejo que é essencial para se entender o que, de fato, é Moda.”