A aluna do 3º período de Odontologia do UniFacema, Mayanne Mendonça Sousa, é só felicidade! E o motivo é mais que justificável: a jovem de 23 anos, acaba de ser aprovada para participar do Programa de Intercâmbio Internacional Gratuito, “Cidadão do Mundo”. O programa, que está em sua 5ª edição, é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
De acordo com a SECTI, o Programa “Cidadão do Mundo” tem como objetivo incentivar a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses, estimular a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas, e promover a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas.
Ainda de acordo com a SECTI, nesta 5ª edição, o programa vai levar vinte jovens para Montpellier (França), trinta para Cidade do Cabo (África do Sul), e trinta para Córdoba (Argentina). Os participantes receberão bolsa auxílio no valor de R$ 4.500,00 para serem utilizados durante o período em que estiverem no exterior, auxílio que será intermediado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
Baseada nos critérios de Distância, Diversidade Cultural e Idioma, Mayanne optou por fazer seu intercâmbio na África do Sul, e defende sua escolha alicerçada nos seguintes argumentos:
O intercâmbio da acadêmica do UniFacema, durará três meses e acontecerá na cidade de Cape Town (Cidade do Cabo), que é a 2ª maior cidade da África do Sul e um dos principais destinos turísticos deste país. O embarque estar previsto para acontecer entre 21 e 28 de Setembro, e o retorno, até 21 de Dezembro.
“Conhecer uma nova cultura, um novo idioma, novas pessoas, sem dúvidas, será de extrema relevância, para mim. E digo isso, não apenas no que tange ao intelectual, mas, também, no que diz respeito a me tornar uma pessoa melhor. Assim, sigo para este intercâmbio com grande empolgação, felicidade e grata por perceber que meu esforço estudantil, tem sido válido, e agora se auto recompensará, pois esta experiência, certamente vai agregar positivamente ao meu curso superior, aqui no UniFacema”, finaliza a acadêmica do 3º período de Odontologia, Mayanne Mendonça Sousa.