As acadêmicas do curso de pedagogia, do 7º período, Francisca Sousa da Silva, Gardênia Silva dos Reis, Laiane Mayara Mourão dos Reis, Darlene Soares Viera Barros e a coordenadora do curso, Profª Msc. Ana Maria da Mata Almeida estiveram em Teresina, para acompanhar o trabalho de pedagogas no Hospital Universitário.
A iniciativa da atividade surgiu de vários estudos feitos através da disciplina Pedagogia em espaços não escolares. A Profª Msc. Mariângela Santana Guimarães Santos que ministra a disciplina, destacou a importância da visita, o que permitiu ao aluno fazer uma relação entre o que se discute na teoria e a realidade da prática.
“Diante disso, acreditamos que seria interessante para as alunas conhecerem um espaço não escolar onde o pedagogo estivesse atuando. Descobrimos que tem profissionais da área trabalhando no Hospital Universitário em Teresina. Então pudemos demonstrar para os alunos do curso, que a Pedagogia vai além da sala de aula, onde é a base do curso, o profissional pode prestar concursos para outras áreas, como ambientes hospitalares, empresas privadas, área da comunicação, ONG´s, entre outros.”
A culminância do trabalho de pesquisa e da visita no HU, foram divulgadas em sala de aula por dois grupos de alunos. A primeira turma mostrou o resultado da pesquisa teórica sobre o tema. A segunda, formada pelas 4 acadêmicas que visitaram o HU falaram para a turma, das experiências com as pedagogas no hospital, como o trabalho é desenvolvido, qual a função que cada uma realiza, entre outros aspectos.
“Foi bem interessante, descobrir na prática o que já tínhamos conhecimento da disciplina de pedagogia em espaços não escolares. A realidade de que a pedagogia não está somente voltada para o ensino, ou seja, voltado para as 4 paredes, agora constatamos que a pedagogia tem uma amplo leque de acesso a outras funções, isso foi muito bom de se observar.”, falou a acadêmica do 7º período, Laiane Mayara Mourão dos Reis.
Francisca Sousa da Silva também concorda com a colega. “Uma experiência positiva. Aprender que o pedagogo não está restrito a um só espaço, ou seja, ao escolar, mas que pode sim praticar suas atividades em outros espaços, nos deu uma nova expectativa de atuação da área do pedagogo.”
Clique aqui e confira mais fotos