Acadêmicos da Facema desenvolvem projeto “Arte na Enfermagem” com prestação de serviço na comunidade

Publicado em 04/04/2012 19:55:46

Alunos do 7º período de Enfermagem da Facema estão desenvolvendo o projeto Arte na Enfermagem, que consiste em prestar serviço na comunidade com orientações sobre prevenção de doenças e outras ações de saúde relacionadas à atenção básica e de média complexidade. Pelo menos 16 grupos, envolvendo 158 acadêmicos participam do projeto, como atividade do estágio supervisionado, já que os acadêmicos são alunos que estão em fase de conclusão do curso de Enfermagem. Cada grupo desenvolve um ou mais tema e junto com profissionais do Programa Estratégia e Saúde da Família, das Unidades Básicas de Saúde, e sob a supervisão de um profissional preceptor põe em prática a ação, que pode ser: exposição de banner sobre algum tipo de doença, forma de contágio e medidas de prevenção, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, medidas de peso e altura, dentre outros serviços. COMO ACONTECE O ESTÁGIO CURRICULAR - O Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Enfermagem é oferecido como atividade supervisionada por docente da Facema e/ou enfermeiro das instituições conveniadas. Trata-se de uma ação que integraliza carga horária obrigatória no currículo do curso, sendo realizado no 7º e 8º períodos, após aprovação do aluno em todas as disciplinas do 1º ao 6º período. No caso da Facema, o Estágio Curricular do Curso de Enfermagem tem uma carga horária de 400 horas por semestre, podendo ser realizado em instituições públicas ou privadas. Em Caxias, os estágios acontecem na rede pública de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Baixinha, Caldeirões, Trezidela e Volta Redonda, além do Centro de Atendimento Materno e Infantil (Ceami), Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Carmosina Coutinho. O cumprimento das atividades e da carga horária total dos Estágios Supervisionados é obrigatório para conclusão do curso, devendo a carga horária mínima totalizar 20%  da carga horária total do Curso de Graduação em Bacharel em Enfermagem. AÇÕES DESENVOLVIDAS NA CIDADE – Algumas das ações realizadas pelos acadêmicos, foi a palestra sobre Higiene corporal na Infância, enfocando regras geral de higiene, e em particular, higiene dentária. A atividade foi realizada no bairro Volta Redonda, para alunos da escola daquele bairro – Unidade Integrada Municipal Antonio Edson. O público-alvo foi crianças do 1º ao 9º ano e faixa etária de 10 a 12 anos. Até uma cartilha sobre os temas abordados foi lançada pelo grupo para ajudar no entendimento dos alunos. Já no centro da cidade, na Praça da Matriz, outro grupo de acadêmicos orientou a população que passava por ali sobre a tuberculose e a hanseníase. Forma de contágio, tratamento e medidas preventivas das doenças foi o principal foco da ação. Quem visitou o stand ainda pode verificar a pressão arterial e a taxa de glicemia.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa