- Página inicial
- Notícias
- Acadêmicos da Facema participam do mutirão de audiências da Justiça Federal
UniFacema
Acadêmicos da Facema participam do mutirão de audiências da Justiça Federal
Publicado em 29/08/2012 12:17:43
Promover a conciliação de cerca de mil processos litigiosos arrolados no juizado especial da subseção judiciária de Caxias no período de 27 a 31 de agosto. Este é o principal objetivo da realização do mutirão de audiências promovido pela Direção da Subseção Judiciária de Caxias e do qual a Facema é parceira por meio da participação de coordenadores e acadêmicos dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição com prestação de serviços nas respectivas áreas.
O evento aberto oficialmente pela coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, desembargadora federal Neuza Maria Alves da Silva, e do diretor da Subseção Judiciária de Caxias, juiz federal Agliberto Gomes Machado, contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito de Caxias e um dos mantenedores da Facema, Humberto Ivar Araújo Coutinho, que na ocasião recebeu das mãos da desembargadora Neuza Silva placa de agradecimento pelo apoio ao mutirão.
Na abertura do mutirão, a Facema foi representada pela secretária acadêmica, professora especialista Dayanne Leitão. “Esse é uma grande oportunidade para expressarmos nosso compromisso social com a comunidade, oferecendo voluntariamente nossos serviços. É também uma forma de os alunos vivenciarem atividades práticas dos conhecimentos adquiridos no banco da faculdade”, explica a secretária. Também partiparam da abertura oficial do mutirão as coordenadoras dos cursos de Nutrição, Magnólia Assunção, de Fisioterapia, Mariana Sanchez e de Enfermagem, Joelma Costa.
Cerca de 300 alunos participarão do evento nos cinco dias de mutirão, em revezamento nos turnos da manhã e tarde. A Fisioterapia participa com a realização de técnicas de relaxamento, de cinesioterapia, avaliação postural e orientações aos idosos e portadores de necessidades especiais. Já a Enfermagem, conta com a participação dos acadêmicos do 8º período para orientar a clientela sobre fatores de risco e prevenção da hipertensão e diabetes, além de realizar busca ativa de pessoas com hipertensão arterial, bem como verificação de pressão arterial.
Os acadêmicos de Nutrição se dedicam a avaliação do estado nutricional, através do indicador antropométrico (Índice da Massa Corpórea). Com a ajuda dos estudantes os interessados têm seu peso e medidas analisadas e depois recebem orientação sobre qualidade alimentar, condizente para a faixa etária e medidas verificadas. Na área do Direito, a participação dos acadêmicos se dá nas salas de audiências, como ouvintes e observadores da realidade social dos litigantes, as espécies de conflitos demandados, aplicação dos procedimentos judiciais, técnicas de conciliação desenvolvidas, dentre outras ações que permitam ao acadêmico a familiarização com as atividades exercidas pelo profissional de Direito.
Segundo o diretor da Subseção Judiciária de Caxias, juiz federal Agliberto Gomes Machado, até o final do mutirão, deverão ser ouvidos em Audiência de conciliação cerca de 200 pessoas por dia. O número, segundo ele significativo e que requer o envolvimento da sociedade para o êxito. “Sem o voluntariado seria difícil realizarmos todos os processos em tempo previsto. É uma importante contribuição à justiça e uma grande oportunidade também para os acadêmicos da Facema, que se dedicam a por em prática os conhecimentos técnicos, vivenciando as situações reais do cotidiano”, finaliza o juiz federal.