As turmas do 7º e 8º período do curso de Direito da Facema estiveram participando de visita técnica a Cidade Judiciária, nos dias 26,27 e 28 de outubro. A iniciativa partiu da Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Facema - NPJ, Profª Aída Morais Aragão.
Durante a visita, os acadêmicos do 7º período, além de conhecer todas as unidades do fórum, também tiveram a oportunidade de verificar como funciona o atendimento e distribuição dos processos.
Já os acadêmicos do 8º período foram agraciados com uma palestra sobre execução penal, ministrada pela juíza da 5ª vara, Drª Marcela Santana Lobo. Ela destacou a importância desse trabalho, de aproximar os alunos para a realidade do poder judiciário.
“Quando a gente está na universidade, a percepção acadêmica sobre o processo é bem diferente da realidade, é importante que o aluno tenha essa oportunidade de se aproximar do poder judiciário,
como os procedimentos são conduzidos, conhecer a realidade da execução penal, que é algo que acaba sendo pouco afastado durante o curso, e nós colocamos a disposição para esse intercâmbio d
e ideias. É sempre importante vê o que desperta a curiosidade do aluno, para que possamos trazê-lo para dentro da realidade jurídica e incentivar uma formação mais completa.”, disse a juíza.
A Coordenadora do NPJ, Profª Aída Morais fez uma avaliação positiva da visita das turmas tanto do 7º como 8º período de Direito da Facema. “A visita orientada ao Fórum de Caxias teve uma avaliação positiva. Para os alunos do 7º período foi interessante, porque eles puderam observar os bastidores do judiciário, tendo contato com as secretarias das varas, visitando cada uma das varas cíveis, a distribuição, a contadoria, a turma recursal, o juizado, ou seja, eles visitaram todos os setores do Fórum de Caxias, e com essa visita, eles puderam fazer um confronto de tudo que eles presenciaram e aprenderam na sala de
aula com a realidade prática. Em relação aos alunos do 8º período, a palestra que foi ministrada brilhantemente pela Dra. Marcela foi muito positiva. Eles puderam ter um contato, na visão da magistrada, de como é que funciona a execução penal aqui em Caxias. Na palestra, ela falou das experiências, e daquilo que realmente está na legislação, como funciona na prática, resumindo eles puderam ter a oportunidade de ter esse contato maior com a realidade penal no âmbito de Caxias.”
Clique aqui e confira mais fotos