Acadêmicos do curso de Direito da Facema visitaram as dependências do Fórum Desembargador Arthur Almada Lima Filho. A turma, composta de 72 alunos, foi dividida em duas, para conseguir alcançar o objetivo, portanto foi desenvolvida em dois momentos, no dia 29 de maio e 02 de junho.
A visita faz parte do quadro da programação da disciplina Prática Jurídica I – Cível, dos alunos do 7º período de Direito, e é definida como atividade jurídica do Núcleo de Prática Jurídica da Facema.
De acordo com o Profº Espc. Samuel Pereira Sousa a cidade judiciária foi escolhida por vários fatores. O espaço além de abrigar as cinco varas judiciais e o juizado especial, também concentra as maiores demandas da justiça de Caxias, e conta com vários profissionais que atuam na área do Direito, como servidores, advogados, promotores e juízes.
Os alunos foram recepcionados pelo diretor do Fórum, juiz titular da 3ª vara, Dr. Paulo Afonso, juiz titular da 4ª vara Dr. Antônio Manoel Veloso e juiz titular da 2ª vara, Dr. Paulo Assis Ribeiro, e também pela secretária da diretoria geral do Fórum Luzinete da Silva Macedo que acompanhou os acadêmicos na visita ao prédio.
Durante a visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de verificara como funciona o atendimento e a distribuição dos processos, além de conhecer todas as unidades do fórum: secretarias, salas de audiência, sala reservada para a disposição dos réus presos, sala especial de audiência para a oitiva de menores vítimas, que foram vítimas de abuso ou de algum outro tipo de violência.
O Profº Espc. Samuel que, “A visita é uma atividade que considero interessante, porque os alunos têm a oportunidade de verificar de perto como o advogado e o juiz, trabalham no dia a dia, a partir desse momento, eu como professor já consigo ver o brilho nos olhos dos alunos, quando eles encontram o profissional que um dia eles imaginam ser. E é importante destacar que a visita também proporciona ao aluno verificar a diferença entre teoria e prática.”
A iniciativa da Facema, através da coordenação do NPJ, foi elogiada pelos magistrados, que destacaram a relevância da ação. De acordo com os juízes é importante que o estudante de Direito, conheça essa realidade dos tribunais. O estudo da teoria do Direito é completamente diferente da prática, isso porque a prática envolve a realidade das pessoas. Outro ponto que foi questionado pelos alunos e respondido pelos juízes, foi em relação a competência de cada vara, tendo em vista que o Direito é dividido em grandes áreas e dessas em subáreas.
Clique aqui e confira mais fotos.