Acadêmicos de Enfermagem da Facema participam de mutirão da saúde

Publicado em 26/03/2011 17:35:06

Acadêmicos de Enfermagem da Facema participam de mutirão da saúde Uma parceria entre a Facema, por meio da Coordenação de Enfermagem, e a Secretaria Municipal da Mulher resultou em dois dias de atividades voltadas para a promoção da saúde da mulher caxiense. A ação realizada no Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) fez parte de uma ampla programação realizada durante o mês de março pela Secretaria Municipal da Mulher em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O mutirão da saúde contou com a participação de alunos do 5º período que se dedicaram a ministrar palestras sobre prevenção de doenças, a exemplo do câncer de colo do útero, com realização do exame citológico e do câncer de mama, com orientação do autoexame. Além de informarem sobre os cuidados e medidas preventivas para evitar doenças sexualmente transmissíveis, ações como realização de palestras sobre prevenção de álcool e drogas, verificação da pressão arterial, bem como imunizações contra a hepatite, tétano e febre amarela foram algumas das atividades também realizadas pelos acadêmicos. “Os alunos da Facema estão sempre presentes em atividades desenvolvidas pela Secretaria da Mulher, a exemplo do mutirão e do Outubro Rosa. A participação dos alunos e o envolvimento dos coordenadores de curso demonstram o comprometimento deles e da Faculdade com ações que promovam o bem-estar da comunidade”, ressalta uma das organizadoras do evento, a assistente social Suany Froz. Orientação – As ações desenvolvidas pelos alunos tiveram o acompanhamento e supervisão dos professores.  “Tudo o que foi posto em prática é uma extensão do que foi amplamente discutido em sala de aula. Só partimos para ações como estas porque nossos alunos já foram preparados durante o curso para o desafio”, esclarece a coordenadora do curso de enfermagem da Facema, Ana Carla Marques.