Acadêmicos de Engenharia Civil participam de palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
UniFacema
Acadêmicos de Engenharia Civil participam de palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
Publicado em 09/04/2015 19:03:28
Segundo a Agência Saúde - Ministério da Educação, desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. Em alerta a esses dados a Facema realizou, na noite desta quarta-feira, 08 de abril, uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs.O evento aconteceu no Auditório da IES e foi voltado para acadêmicos do curso de Engenharia Civil. A palestra foi proferida pela Enfermeira e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Facema, Profª. Doutoranda Ana Carla Costa.A ação foi proposta pela Coordenação do Curso de Engenharia Civil. “ A Faculdade é um espaço onde o jovem pode aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas. Por isso, entendemos que além dos conteúdos programáticos ligados ao curso, devemos também discutir temas relevantes à juventude, ajudando-os no trabalho de prevenção e orientação”, disse o coordenador do curso Prof. Dr. Cláudio Vidrih.Durante a palestra, foram mostradas imagens de ISTs, entre elas Aids, Sífilis, Herpes Genital, Gonorreia, Hepatite explicando suas formas de contaminação, sintomas e tratamentos. A Enfermeira destacou ainda a importância da prevenção destas doenças por meio do uso do preservativo durante as relações sexuais, a procura médica em casos suspeitos das doenças, dentre outros tópicos relacionados ao tema.Ao final da palestra a Enfermeira respondeu às perguntas dos acadêmicos sobre o tema.
Dados
No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são: Sífilis: 937.000, Gonorreia: 1.541.800, Herpes: 640.900
Uma pesquisa divulgada em Fevereiro de 2015 pela Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), aponta que maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.
O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.
Por Lorena Miranda/Ascom Facema
CALENDÁRIO ACADÊMICO
novembro
VÍDEO
VEJA MAIS
REDES SOCIAIS
Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema
Localização
Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000