Os acadêmicos do 10º período de Fisioterapia desenvolveram no mês de abril, atividades do estágio de Saúde Coletiva, que tem como professor Msc. Joelson Medeiros e preceptor o Fisioterapeuta Renann Maurício Araújo da Silva.
As atividades tiveram início no dia 01 de abril na Escola Municipal Jadihel Carvalho no bairro Teso Duro, onde crianças com faixa etária de 5 a 12 anos foram orientadas pelos acadêmicos de Fisioterapia quanto a questão de higiene corporal e ergonomia.
Na ocasião, os alunos realizaram um teatro de fatoche para melhor abordar as questões de higiene pessoal, doenças de colunas e também a importância da postura correta. Após as explicações, as crianças receberam brindes que foram confeccionados pelos alunos.
Já no dia 03 de abril, a atividade foi desenvolvida na Creche Profª Maria Benedita, no Bairro Eugênio Coutinho, onde crianças, na faixa etária de 2 a 5 anos foram orientadas quanto a higiene pessoal e prevenção. Com a encenação de uma peça de teatro, eles explicaram para as crianças sobre os cuidados que devem ter dentro de casa, como não brincar com tomadas, acessórios de cozinha, produtos de limpeza, remédios, entre outros. Além disso, também falaram sobre a higiene pessoal, como escovar os dentes e maior atenção na hora do banho.
As atividades foram encerradas no dia 04 de abril com a temática prevenção à tuberculose. A ação foi desenvolvida com a entrega de panfletos na UBS do bairro Eugênio Coutinho e também visita domiciliar.
Para o preceptor Rennan Maurício é de suma importância o desenvolvimento das atividades para os alunos.
“Pois preparam eles para atuarem em frente a prevenção das principais patologias adquiridas na comunidade. Todas as atividades são desenvolvidas pelos alunos, com a minha supervisão, isso desde a ideia, o planejamento e execução, fortalecendo assim a criatividade e a experiência para atuarem em sua vida profissional futura, além de promover benefícios para a comunidade com a realização das ações”
Para a aluna de Fisioterapia Joyce Kelly Chaves Costa a participação no estágio foi imprescindível. “Poder atuar em meio a comunidade, em campos distintos, nos trouxe um aprimoramento e capacitação a mais, além de nos permitir ter esse contato direto com nossos futuros pacientes, que por outro lado não tínhamos dentro da sala de aula. O estágio superou as expectativas e nos trouxe muita alegria e tenho certeza de que podemos passar para a população um pouco do nosso conhecimento, compartilhando essa alegria, satisfação e o amor que temos por nossa futura profissão através da atenção, compreensão e de poder ouvi-los e orientá-los”