Os acadêmicos do 3º período de Medicina do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Caxias, realizaram um projeto extensionista sobre imunização, desenvolvido no Colégio Militar Tiradentes IV, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A iniciativa integra a disciplina de Metodologia e Extensão e teve como objetivo aproximar os futuros médicos da comunidade, promovendo educação em saúde por meio de ações preventivas e participativas.
O projeto foi estruturado no eixo temático amplo “Imunização” e resultou no trabalho intitulado “Imunização e prevenção: estratégias integradas para promoção da saúde coletiva”. As equipes acadêmicas se dividiram em duas vertentes de grande relevância para a saúde pública: HPV e Meningite Meningocócica. Ao todo, 145 estudantes participaram das atividades, que abordaram esquema vacinal, diagnóstico e formas de transmissão, tratamentos disponíveis, prevenção e impactos epidemiológicos dessas doenças.
A proposta atendeu às diretrizes de extensão do ensino superior e contou com as disciplinas: Metodologia da Pesquisa e Extensão, IESC III, Farmacologia Médica, Parasitologia Médica e Infecção em Serviço de Saúde e Biossegurança, com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados relacionados às infecções causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) e pela meningite meningocócica, considerando sua relevância epidemiológica e impacto social. As atividades foram organizadas em três encontros progressivos, com dinâmicas interativas, rodas de conversa e aplicação de jogos educativos. A culminância ocorreu em 10 de novembro de 2025, com a entrega de cartilhas produzidas pelos acadêmicos, contendo informações essenciais sobre os temas estudados.
A professora da disciplina de Metodologia da Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dr.ª Francigelda Ribeiro, destacou a importância da ação no processo formativo dos acadêmicos. “Nós estamos trabalhando com o eixo geral imunização e desde agosto estamos visitando a escola, tendo como público-alvo os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Este projeto propôs ações educativas e preventivas com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados relacionados a essas condições de saúde.”
O acadêmico do 3º período, Everton Kaic Rocha de Melo, enfatizou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção do HPV. “O HPV, ou o papilomavírus humano, tem várias maneiras de ser transmitido. Hoje se fala muito no contato íntimo, sexualmente, mas também há outras formas, até mesmo através de aperto de mão com microfissuras na pele, compartilhamento de materiais de higiene. A gente visa também conscientizar sobre essas formas de prevenção.”
A acadêmica Karol Maranhão reforçou o impacto formativo da ação extensionista. “Projetos como este nos capacitam, nos desenvolvem para uma visão mais holística do cuidado à saúde, para olhar para o ser humano e chegar mais próximo, sobretudo trazendo informação para que essa população tenha saúde. Nós queremos trabalhar com a prevenção, não queremos que as pessoas adoeçam.”
A coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª MSc. Lúcia Maria do Rêgo Medeiros, ressaltou o caráter integrador do projeto. Segundo ela, “tem um caráter interdisciplinar e o mais importante de tudo isso é aproximar os alunos do curso de Medicina da realidade da população, que eles futuramente vão precisar tratar.”
O UniFacema reforça seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, promovendo iniciativas que impactam positivamente a formação dos acadêmicos e contribuem para a promoção da saúde coletiva. Projetos como este fortalecem o vínculo entre o centro universitário e comunidade, ampliando o alcance das ações educativas e incentivando práticas preventivas entre adolescentes.
Veja as fotos:









Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 24/11/2025 Por Andressa Félix.