Acadêmicos do Curso de Biomedicina do UniFacema participam do IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste & I Jornada de Hematologia e Hemoterapia da Região Nordeste

Publicado em 21/11/2023 09:24:08

O IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste & I Jornada de Hematologia e Hemoterapia da Região Nordeste, é um evento técnico e científico, com a finalidade de promover o conhecimento para estudantes e profissionais. Na ocasião, foram discutidos temas relevantes nas grandes áreas de Ciências Biomédicas e Ciências da Vida como: Hematologia e Hemoterapia; Biomedicina Estética; Análises Clínicas e Medicina Laboratorial; Microbiologia e Imunologia; Imagenologia; Genética e Biologia Molecular; Saúde Pública; Gestão de Serviços de Saúde; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS e Ciência e Inovação.

O evento foi realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Fortaleza-CE. No dia 16, foram promovidos minicursos dentro da temática do Congresso e a Cerimônia de Abertura, e nos dias 17 e 18, aconteceu a programação do IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste, que contou com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e feira de expositores.

Dos treze (13) acadêmicos do Curso de Biomedicina do UniFacema que estiveram no evento, onze(11) participaram dos trabalhos científicos apresentados, com as seguintes temáticas e autorias: “O uso de Inteligência Artificial no meio laboratorial’ Autores: Luis Mousinho, Laísa Aguiar, Júlia Kévila, Marília Sabá e Dr. Laudimir Veloso; ‘Evolução histórica do exame de urina: da época de Cleópatra aos dias atuais’ Autores: Deived Cauan, Luis Mousinho e Dr. Laudimir Veloso; “A perspectiva da sociedade acerca do Transplante de Medula Óssea: uma revisão de literatura” Autores: Laryssa Reis, Élida Lopes, Tiffany Loura e Dra. Juliana Nadielle e ‘Perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral no estado do Maranhão’ Autores: João Pedro Silva, Marcos Antonio Moura, Rômulo Loura, Luis Mousinho, Luís Felipe Machado e Dr. Laudimir Veloso.

O aluno do 4º período do Curso de Biomedicina do UniFacema, Luis Mousinho descreveu sobre a sua participação no congresso.

“Participar do IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste foi uma experiência incrível. Pude conhecer mais a história da Biomedicina e ouvir relatos inspiradores de grandes biomédicos, como a Dra. Jaqueline Goes, responsável por sequenciar o genoma do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Além disso, ainda tive a honra de participar, com alguns amigos do curso, da autoria de três (3) trabalhos científicos apresentados no evento. Em resumo, foram dias de muito aprendizado, conexão e vivências enriquecedoras”

Rômulo Loura, aluno do 2° período do Curso de Biomedicina do UniFacema também demonstrou muita empolgação por fazer parte do evento.

“Minha participação no IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste foi uma experiência extraordinária. Durante o evento, mergulhei em um ambiente repleto de conhecimento, trocas enriquecedoras e palestras com profissionais inspiradores. As palestras e debates sobre as mais diferentes áreas da Biomedicina abriram horizontes para novas perspectivas e impulsionaram meu entusiasmo por essa fascinante área da ciência. Foi uma experiência única e estimulante, repleta de aprendizado e crescimento profissional”

O UniFacema deseja que mais acadêmicos possam seguir esse exemplo de dedicação e de iniciação científica, reafirmando que alunos e alunas poderão sempre contar com o apoio da IES e de seus professores para conquistarem inúmeras experiências na pesquisa, e assim, ampliarem seus horizontes, com a instituição sempre evidenciando o vasto leque de oportunidades disponíveis.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa