Acadêmicos do UniFacema avaliam aulas totalmente presenciais após o primeiro mês de retorno

Publicado em 15/03/2022 18:37:04

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, completou o primeiro mês de aulas totalmente presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários, como também a exigência, aos alunos e Professores quanto a comprovação da vacina, que é a válvula de escape contra o vírus.

Mas, apesar do momento em que todos os indicadores negativos relacionados à Covid-19 (novos casos, óbitos e internações) estão em queda, os cuidados para evitar a transmissão da corona vírus ainda precisam ser tomados e serão atualizados conforme a evolução da pandemia. Considerando que as atividades na Universidade são realizadas predominantemente em ambientes fechados, os protocolos preveem o uso contínuo de máscaras em todos os espaços.

Quanto aos alunos, a volta da presencialidade foi bem aguardada, mas, também causou receio quanto ao como seria lidar com essa realidade novamente, após quase 2 anos de forma online.

Amanda Martins, do 3° período de Odontologia falou sobre seu retorno e a saudade que estava das aulas presenciais.

Amanda Martins, acadêmica de
Odontologia

“O retorno foi muito legal, pois pude ter o contato físico novamente com a instituição e os meus colegas de sala. A rotina de vir todo dia é cansativa, mas poder aprender em sala de aula é mais motivador para nós alunos, do que em casa virtualmente. O meu único receio é quanto as provas presencias, já que foram dois anos seguidos online, e isso querendo ou não, faz o estudante perder o costume. Mas em conclusão, eu amei ter o privilégio de estar aqui. ”

Karlene Ferreira, acadêmica de Farmácia

“Para mim está sendo gratificante poder retornar, após esse tempo online, embora eu não tenha tido nenhuma dificuldade. E em relação as aulas presenciais é bem melhor pelo contato direto, estar mais próximo do professor. O que ainda me deixa com receio somente em relação as provas que agora serão todas presenciais, mas creio que se eu me dedicar irei ter uma nota excelente. ” Afirmou Karlene Ferreira do 5° período de Farmácia.

Flávia Conceição, acadêmica de Direito

“Analisando essa volta, está sendo ótima, ainda mais para mim que estou em reta final do curso, e ter um contato mais direto com os professores facilita de certa forma a elaboração do meu TCC, bem como tirar todas as dúvidas em tempo real com os professores. ” Destacou Flávia Conceição do 9° período de Direito.

Wenzio Pereira da Silva, acadêmico de
Farmácia

“As aulas totalmente presenciais são bem melhores do que elas online, porque nossas interações com os professores são bem mais fáceis, ainda mais quando se trata de aulas práticas, onde recebemos orientações dos nossos professores e nos sentimos mais confiantes na execução do que é passado. ” Salientou Wenzio Pereira da Silva do 7° período Farmácia.

Jadyelly Hilery Santana, acadêmica de
Psicologia

“Com a retomada das aulas presenciais, vieram muitas mudanças em minha vida e também na minha educação. Na expectativa de uma grande melhoria com o retorno, eu como aluna diminui minha timidez e me senti mais confortável para falar abertamente, depois de todo esse tempo longe da universidade. E esse retorno presencial vem me ajudando a retomar a minha rotina como estudante da Psicologia. ” Jadyelly Hilery Santana, acadêmica do 5° período de Psicologia.

Oseas Anderson Rodrigues, acadêmico de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas

“Em questão das aulas presenciais é ótimo poder estar dentro da sala de aula com o professor pois, desta forma o aprendizado flui melhor, porque muitas vezes no modo online há falha na comunicação e gera dúvidas, com isso o aprendizado acaba sendo prejudicado. ” Oseas Anderson Rodrigues, acadêmico do 3° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.