Acadêmicos(as) do Curso de Psicologia do UniFacema realizam ações de atendimento e sensibilização sobre os direitos das mulheres

Publicado em 06/03/2024 18:25:13

Acadêmicos(as) do Curso de Psicologia do UniFacema, dos 5º, 6º, 7º e 10º período, juntamente com os participantes do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), realizaram nesta terça-feira (05), orientações para sensibilizar a população sobre os direitos da mulheres em diversos espaços da cidade de Caxias, tais como: mercado municipal, praça Gonçalves Dias e calçadão. O objetivo da ação foi mobilizar os acadêmicos em relação ao Dia Internacional da Mulher, promovendo o entendimento sobre a importância do enfrentamento à violência de gênero.

Paralelamente à essas orientações, foram ofertados lanches para a população em situação de rua, oferecendo não apenas alimentação, mas também um espaço para o diálogo e a conscientização sobre questões de gênero e direitos humanos. Além disso, foram desenvolvidas ações específicas voltadas para abordar a pobreza menstrual, com a distribuição de kits de higiene e atividades educativas sobre saúde menstrual, voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Jéssica Brenda, aluna do 5º período do Curso de Psicologia do UniFacema, comenta sobre a importância da ação, especialmente para as mulheres expostas à violência nas ruas.

“Percorrer as ruas de Caxias e conhecer a situação de pessoas que vivem na rua, e ver qual é a realidade das mulheres, em especial neste mês, é muito importante pra nós que estudamos psicologia, principalmente para pensarmos que estamos levando o conhecimento adquirido em sala de aula para outros lugares, no contato direto, especialmente com essas mulheres, e questionando sobre como elas se sentem, utilizando a psicologia também como uma forma de acolhimento e preocupação, em um momento de escuta, para que elas possam nos falar de suas experiências, suas vivências e necessidades. Nestes espaços colocamos em prática nossos conhecimentos acadêmicos, porque a gente estuda bastante, mas é muito importante conhecer concretamente a nossa cidade, e somente estando nas ruas, conseguimos ter o conhecimento da realidade dessas mulheres.”

A culminância do projeto acontecerá no espaço de vivência do UniFacema, no dia 08 de março, onde serão apresentados os trabalhos realizados pelos alunos, incluindo exposições, stands e folhetos informativos, destacando os resultados das ações de sensibilização, os atendimentos diretos que foram realizados e o lançamento de uma campanha para arrecadação de produtos de higiene para mulheres em situação de total desproteção. O evento proporcionará um espaço para compartilhar experiências e debater questões relacionadas aos direitos das mulheres.

O UniFacema reafirma que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é mais  que uma simples data no calendário, é um momento para refletir sobre as conquistas das mulheres ao longo da história, reconhecer suas contribuições em todas as esferas da sociedade e reafirmar o compromisso com a luta contra a violência e pela igualdade de gênero.

setembro

Atendimento por e-mail

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema