A programação preventiva da campanha ‘Dezembro Vermelho’ está sendo realizada durante o mês de dezembro em todo o país, com o objetivo de alertar a população para a prevenção contra o vírus HIV. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Brasil é um dos países com o maior índice de pessoas soro positivo com HIV.
A iniciativa da ação partiu da Coordenação Municipal de DST/Aids de Caxias, em virtude da faculdade ter um grande número de jovens, que é o público alvo da campanha. A ação foi desenvolvida no dia 06 de dezembro, na Facema, onde foram realizados 40 testes rápidos, além da distribuição de preservativos feminino e masculino para alunos e colaboradores da IES.
A enfermeira do CTA e Coordenadora de Enfermagem Ana Carla Marques, destacou a contribuição da instituição ao firmar a parceria com o centro.
“Agradecemos enquanto enfermeira do CTA e também como Coordenadora de Enfermagem, pela participação dos alunos e funcionários da IES, e também à faculdade por ceder o espaço para a realização dos testes. Verificamos que a consciência das pessoas em sempre fazer o teste como medida de prevenção já é um habito, e isso é muito bom, porque é importante fazer o teste, mas também não podemos esquecer da importância de se usar o preservativo, que ainda é o meio mais eficaz para a não transmissão do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis.”