Foi realizado no dia 27 de abril, quarta-feira no auditório da IES, mesa redonda do curso de Engenharia Civil, onde foi discutido o tema: Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Foram convidados para compor a mesa, o Comandante da Polícia Militar de Caxias, Coronel Ruy Fernandes Rodrigues Júnior, o Assessor Especial do Gabinete da Prefeitura de Caxias, José Rodrigues Fernandes Júnior, o Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profº Msc. Acyr de Sousa Carvalho Filho e a Drª Nícia Bezerra Formiga Leite.
Para o acadêmico do 6º período de Engenharia Civil, Jackson Douglas da Cruz Silva o tema da mesa redonda foi salutar. “O tema acessibilidade hoje está em evidência, já que recentemente a norma da ABNT 9050/2015 trouxe algumas mudanças, portanto é bom discutir para saber o que é viável e bom pra sociedade ou não. Os dois temas em questão, acessibilidade e mobilidade urbana são importantes para a nossa formação acadêmica. Nós como futuros Engenheiros, temos que ter essa noção ao projetar alguma construção ou edifício, já pensar na acessibilidade como um todo, onde todos devem ter acesso a essa edificação sem nenhuma barreira arquitetônica ou empecilho.”
Uma das palestrantes, Drª Nícia Bezerra Formiga Leite enfatizou a importância de discutir esse tema para a formação dos futuros profissionais. “É muito importante que todos os profissionais entendam, saibam e compreendam a real necessidade desse tema, porque não é pensar apenas nas pessoas com deficiência, mas é pensar no todo. Precisamos de acessibilidade em todos os lugares, por isso que é necessário entender, compreender e aceitar para que o Engenheiro possa fazer um projeto bem feito, não apenas por causa de uma lei, mas entender que essa inclusão social é para o bem comum da sociedade.”
O Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Profº Dr. Cláudio Vidrih Ferreira fez uma avaliação positiva do evento. “Acredito que todos os objetivos almejados nesse evento foram alcançados. A escolha dos membros da mesa foi bastante harmônica, uma doutora na área, um representante da polícia e dois secretários que conhecem a cidade de Caxias. Todos discorreram basicamente sobre o tema, abordando diversas partes do problema e mostrando aos presentes, que este é um problema que precisa do esforço conjunto.”
Clique aqui e confira mais fotos