Foi realizado no dia 29 de abril, sábado, no centro de Caxias, atividade de responsabilidade social do curso de Fisioterapia, envolvendo os alunos do 5º período. A panfletagem foi desenvolvida na Praça Matriz e áreas circunvizinhas.
O Pedagogo Luís de Sousa Silva, que estava passando no local, foi uma das pessoas abordadas pelos acadêmicos. Para ele, a iniciativa da Facema através do curso de Fisioterapia é de suma importância.
“Essa dinâmica de conscientizar e ao mesmo tempo esclarecer as pessoas de um modo em geral sobre este assunto é bastante salutar, já que, observamos que muitas pessoas violam o direito ao acesso livre a certos locais ou ambientes. Aproveito a oportunidade para parabenizar a iniciativa dos alunos, e acredito que atitudes precursoras como essas da Facema, podem até provocar uma reação positiva em acadêmicos de outras faculdades.”
O Profº Msc. Anderson Moura Bonfim de Sousa e a Profª Espc. Luana de Moura Monteiro estiveram na coordenação da atividade, e organizaram a distribuição dos 58 alunos durante a panfletagem. Divididos em grupos, os alunos tiveram como objetivo orientar e conscientizar os populares sobre a importância da acessibilidade. Cerca de 1.500 panfletos foram entregues para jovens, adultos, idosos e lojistas da região.
Para o acadêmico do 5º período de Fisioterapia, Lucas Sousa Guimarães, a ação é importante. “Apesar do assunto: acessibilidade ser um tema constante de discussão em todos os meios de comunicação, ainda assim é salutar informar a população sobre o assunto, até porque a maioria das pessoas ainda não sabe o que é a acessibilidade, como deve ser implantada, e qual seria o posicionamento diante dessa temática, para cobrarmos dos gestores que estão no poder e que são responsáveis por disponibilizar essa acessibilidade para o nosso meio. Então acredito que o nosso dever como alunos da área da saúde é promover saúde falando um pouco mais sobre acessibilidade.”, afirmou o aluno.
Clique aqui e confira mais fotos