Administração do UniFacema implementa tecnologia com o uso de QR Code para Check List do sistema de manutenção e limpeza do Campus de Caxias

Publicado em 20/05/2023 11:26:36

O UniFacema, por meio de sua administração, implementou de forma inovadora, uma tecnologia nos processos de trabalho dos colaboradores responsáveis pela manutenção predial e limpeza do Campus de Caxias. O projeto foi construído em conjunto com o setor de Engenharia e Manutenção do UniFacema e essa tecnologia otimiza processos operacionais e aprimora o check list dos serviços relacionados à conservação e higienização da IES.

A tecnologia está presente na manutenção há muito tempo, e com o passar dos anos, vem ganhando um avanço considerável. E, na mesma linha, as ferramentas de gestão e manutenção passaram por atualizações com a intenção de acompanhar a evolução, além de aumentar a confiança nos equipamentos.

A Coordenadora Administrativa do UniFacema, Mágila Jannayna Martins explica como essa inovação funciona e os seus resultados.

“Como uma forma de melhoria e otimização de tempo no gerenciamento da nossa manutenção e limpeza, os QR Codes ficam disponibilizados nos ambientes do UniFacema para a solicitação de serviços administrativos, tais como: limpeza e reparos prediais.  Por meio desse sistema, é possível fazer diariamente o gerenciamento da manutenção patrimonial de forma rápida e efetiva. O colaborador pode abrir um chamado que cai na nossa Central de Operação Interna (COI), ao receber esse chamado, via sistema, é direcionado para o setor responsável. Alguém do setor, ao receber o chamado, se direciona para o local para solucionar o problema, seja ele de reparo predial ou de limpeza. Então, é uma forma de facilitar a identificação de problemas e uma maneira correta de gerenciar, levando à solução imediata do problema”

Danielle Ribeiro Medeiros, Operadora de Monitoramento do UniFacema, fala mais detalhadamente sobre o desenvolvimento dessa tecnologia.

“Tudo acontece dentro da nossa Central de Operação Interna (COI), onde fazemos o redirecionamento das solicitações para o técnico competente ou responsável da área, e esses chamados são realizados no sistema Optimus, é nesse sistema que temos o controle de todos os técnicos das áreas de serviços gerais, manutenção e TI. Temos também o aplicativo, onde esses técnicos realizam os chamados e o check list diário. Eu acredito que essa tecnologia veio para inovar, e o Optimus é uma ferramenta fundamental para a evolução dos colaboradores, porque o nosso sistema ajuda na organização das demandas, além de também destacar o desempenho dos nossos colaboradores”

O UniFacema trabalha para permitir uma maior capacidade gerencial para os seus setores, criando a possibilidade de uma comunicação direta com a sua administração na solução de problemas e demandas importantes.