Foi realizada no auditório da Facema, dia 15 de agosto, em comemoração alusiva ao dia do advogado, a palestra intitulada “Advocacia criminal: campo e cotidiano profissional”, ministrada pelo Profº Esp. Eduardo Faustino Lima Sá.
A iniciativa partiu da coordenação do curso e contou com a presença de alunos e do Diretor Acadêmico da IES, Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves que deu boas vindas a todos e fez a abertura do evento.
Para o palestrante Eduardo Faustino, esse diálogo do profissional da área criminal com os estudantes é de suma importância, porque esclarece muitas dúvidas que o acadêmico tem a respeito da área. “Muitos dos estudantes acabam absorvendo informações midiáticas que nada tem haver com a realidade do profissional da área. Então acredito que com esse debate que tivemos hoje, vamos esclarecer e mostrar que o advogado criminal se apresenta como útil a administração da justiça, desmistificando o olhar da sociedade que muitas das vezes “enxergar” a advocacia criminal como algo mais próximo do ilegal como da aplicação da justiça.”
Para a acadêmica do 2º período de Direito, Paula Menezes, a palestra foi excelente. “Muito esclarecedora para mim como estudante do 2º período. Observo que o Direito Penal na história do Direito, foi uma das primeiras leis a serem criadas, por causa dos conflitos, violências, roubos e crimes que sempre existiram, e até hoje ainda existe um monte de preconceito para o profissional que segue essa área, como advogado criminal. Então o professor explicou muito bem as formas de seguir essa carreira e não ficar preso ou desestimulado com esse preconceito que existe, enfim a palestra foi muito boa, particularmente gostei muito.”