O projeto “Visibilizando a violência de gênero” foi idealizado por alunas do curso de Serviço Social, baseado no conteúdo das disciplinas de Antropologia, Identidade Cultural e Processo de Trabalho I, ministrada pelas Professoras Msc. Valdênia Guimarães e Silva Menegon, Maria de Jesus Martins Andrade Cunha e Drª Liana Ibiapina do Monte.
Em sua 3ª versão, o projeto este ano contou com a participação de alunas do 3º e 5º período. Com o tema “Eu não ficarei em silêncio, serei ouvida” foi desenvolvido pelas alunas na área de vivência da faculdade, nos horários de intervalo das aulas. Com cartazes e pinturas de rosto diferenciadas, as alunas tentaram provocar nos acadêmicos dos demais cursos da faculdade, um olhar diferenciado da realidade da violência vivenciada pelas mulheres.
Para a acadêmica do 5º período de Serviço Social Gracy Viana Maia, o projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o grave problema social da violência contra a mulher.
“é um projeto de muita importância para a nossa formação, pois é o momento em que a academia nos proporciona em colocar em prática aquilo que aprendemos na teoria, com as disciplinas de Antropologia, Processo de Trabalho I, Identidade Cultural. Queremos agradecer também as professoras, que nos preparam e tiveram a sensibilidade de acompanhar e ajudar no que fosse possível, nos apoiando com o desenvolvimento do projeto para que tivesse êxito. Então é isso, o projeto tem chamado a atenção e conseguido despertar e sensibilizado outros alunos a questionarem a importância do tema.”
Segundo a Profª Msc. Valdênia Menegon, o projeto visa principalmente garantir visibilidade em relação as questões de gênero e desigualdade que permeia na vida de mulheres.
“o projeto tem sido muito gratificante, porque de uma forma simples estamos conseguindo atingir um grupo grande e conseguindo fazer as pessoas pensarem na situação que vive milhares de mulheres no Brasil e no mundo.”