Alunos comemoram o sucesso da I Jornada de Fisioterapia da Facema

Publicado em 14/10/2009 19:43:31

A jornada de fisioterapia promovida pela coordenação e acadêmicos do curso de Fisioterapia da FACEMA, foi um sucesso, teve sua meta alcançada, foi o que disse a organização do evento que trouxe em dois dias de palestras e mini-cursos, professores gabaritados, mestres e doutores, "o objetivo da jornada foi de aproximar o aluno da pratica clinica", diz a coordenadora do curso, Gisela Serafim.

Os futuros fisioterapeutas usaram a jornada para comemorar os 40 anos da profissão no Brasil. Acadêmicos de Caxias e de Teresina participam da jornada.

Segundo Sandra Costa, acadêmica de fisioterapia da FACEMA "essas palestras que estão sendo realizadas, nos direcionam a uma determinada área especifica dentro da profissão".

Um dos temas atuais e de destaque na jornada esteve na palestra do professor Humberto Miranda do Rio de Janeiro, ele trabalhou os benefícios da atividade física como forma preventiva de doenças epidemiológicas, "a atividade física serve tanto para preservar o indivíduo evitar ter a doença como também no controle dessas patologias", afirma Dr. Humberto Miranda.

Nos mini cursos, temas como: anatomia palpável; cadeias fisiológicas, ergonomia e biomecânica, fisioterapia aquática. Já nas palestras: fisioterapia nos distúrbios do sono, realidade da fisioterapia neuro-pediátrica em um centro de reabilitação; a professora mestre Sinaila Devecchi do Mato Grosso do Sul, explorou a fisioterapia dermatofuncional que trata das patologias e disfunções na pele. Outras novidades também foram trazidas pela professora.

A jornada finalizou com a presença de profissionais de Caxias, que falaram da situação dos serviços de fisioterapia na cidade. Segundo os profissionais, Caxias possui o serviço há 20 anos, hoje 12 profissionais estão no mercado, eles acreditam que a FACEMA pode contribuir com o aumento de profissionais nessa área.

Fonte: Facema / Taís Aragão

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa