Alunos da Escola de Saúde do UniFacema participam do projeto “Saúde na Estrada”

Publicado em 03/12/2021 10:07:07

Nos dias 12 e 13 de novembro, a Escola de Saúde do UniFacema através dos cursos de, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia realizaram o projeto “Saúde na Estrada”. As ações beneficiaram a comunidade do povoado Caxirimbu.

O projeto “Saúde na Estrada” tinha como objetivo levar assistência em saúde às populações negligenciadas, bem como reduzir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde, em regiões menos favorecidas. Visando conectar alunos e comunidade por meio da vivência e maximizando a eficácia do SUS.

Profa. Esp. Jainy Lima Soares
 Coordenadora do curso de Fisioterapia

“Nossos atendimentos foram voltados tanto para comunidade, realizados através dos nossos alunos de fisioterapia que efetuaram trabalhos de avaliação miofascial, avaliação cardíaca e encaminhavam esses pacientes ao atendimento em rede pública de saúde”.

(Profa. Esp. Jainy Lima Soares, Coordenadora do curso de Fisioterapia)

Profa. Msc. Daniella Vidigal Fernandes da Silva Guimarães
 Coordenadora do curso de Odontologia

O projeto “Saúde na Estrada” foi multiprofissional, envolveu várias profissionais da área de Saúde, e foi voltado para todos os ciclos da vida humana, desde gestantes, crianças, adolescente, até jovens e idosos.

“Nós da Odontologia participamos levando orientações de saúde bucal: como prevenir a cárie, voltado para crianças e adolescentes na escola; realizamos atendimentos em bebês e gestantes no consultório odontológico, informando sobre prevenção e realizando limpeza e aplicação de flúor; realizamos também restaurações e extrações envolvendo a parte curativa da Odontologia. Os alunos tiveram oportunidade de presenciar as reais condições do povoado Caxirimbu e as dificuldades que enfrentam em cuidar da saúde bucal. Isso exercitou neles a humanização, pois o profissional em odontologia tem que ser técnico para saber realizar procedimentos, mas também humanizado, em se colocar no lugar do paciente.

O projeto foi maravilhoso em todos os sentidos, nossos alunos voltaram mais humanizados e apaixonados por tratar e cuidar de vidas”.

(Profa. Msc. Daniella Vidigal Fernandes da Silva Guimarães, Coordenadora do curso de Odontologia)

Guilherme de Sousa Moura
Acadêmico do curso de Fisioterapia

“Adquiri uma experiência maravilhosa através desse projeto, enxerguei a realidade em que a comunidade Caxirimbu vive, as dificuldades que muitos enfrentam, uma comunidade pobre, e pouco favorecida pela saúde pública.

Nós, alunos do curso Fisioterapia, trocamos diversas experiências em parceria com alunos de outros cursos da Escola de Saúde do UniFacema. Espero que em breve possamos conhecer outras comunidades, bem como, oferecer um atendimento de qualidade para a população mais carente”.

(Guilherme de Sousa Moura, acadêmico do curso de Fisioterapia)

Wemerson de Abreu Silva
Acadêmico do curso de Psicologia

“O projeto “Saúde na Estrada” foi um momento de muito aprendizado e uma grande oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido no decorrer do curso de Psicologia. Tive oportunidade de conhecer, na prática, a realidade da população, contribuir para um melhor entendimento de suas questões pessoais, além de ir ao encontro dos que necessitam de um olhar humanizado e voltado para suas necessidades.

Aprendi a desenvolver um trabalho multiprofissional, contanto com a parceria de meus colegas de turma e de outros cursos presentes na ação.

Foi uma experiência que me proporcionou um crescimento pessoal enquanto ser humano e enquanto futuro psicólogo, uma das melhores experiências vivenciadas durante todo o curso de Psicologia”.

(Wemerson de Abreu Silva, acadêmico do curso de Psicologia)

Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno
Coordenadora do curso de Psicologia

“De acordo com a necessidades das demandas, outros cursos foram integrados ao Projeto, dentre eles o curso de Psicologia. Prontamente, verificamos quais alunos poderiam ir ao povoado, para conhecer a comunidade e depois fazer uma triagem, um levantamento geral do estado emocional dessas pessoas e observamos quais ações poderiam ser feitas. Associado a isso, selecionamos alguns alunos que poderiam fazer escutas emergenciais e mais pontuais, para que dessem o encaminhamento necessário para aquele paciente”.

(Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Coordenadora do curso de Psicologia)

Patrícia Chaves
Supervisora Técnica de Psicologia

“Fui convidada para supervisionar cinco alunos do 9° período, que foram atuar no projeto. Logo nos deparamos com muitas crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade fisica e psicológica. Foram realizados atendimentos de acolhimento, escutas psicológicas e dinâmicas, com o grupo de adolescentes em uma escola.

Para mim foi uma experiência riquíssima e para os alunos uma experiência única”.

(Patrícia Chaves, Supervisora Técnica de Psicologia)