Alunos das Escolas do UniFacema apresentam Projetos Integradores e Atividades Prática

Publicado em 02/12/2021 16:27:21

Com o objetivo de estimular a interdisciplinaridade e a combinação entre a teoria e a prática, aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, nas salas de aula e na área de vivência da IES, a Mostra de Projeto Integrador (PI) e a Atividade Prática (AP) do UniFacema, contemplando todos os cursos de graduação da instituição.

A Produção de Projetos Integradores e Atividades Práticas, os chamados PI’s e AP, são atividades interdisciplinares que integram as disciplinas de cada semestre, vistas pelos acadêmicos, e que através destas atividades, essas disciplinas interdisciplinares são contextualizadas, levando o aluno a desenvolver autonomia na busca e produção de seu conhecimento.

Na ocasião, os alunos se organizam em grupos, de forma colaborativa, ao longo do semestre e de maneira integrada às demais disciplinas de cada período, promoveram um amplo processo de pesquisa e conhecimento, culminando com o produto final, que seria a entrega do trabalho.

Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo
Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico

“O Projeto Integrador – PI e a Atividade Prática - AP se consolidam em mais um semestre em nossa Instituição assim se comprova que a prática é essencial para o processo de ensino e aprendizagem. O PI e AP proporcionam o contato real do aluno com a sua profissão, fazendo com que ele desperte para a pesquisa projetando soluções inovadoras, tendo em vista às demandas sociais e conseguindo ainda internalizar o conhecimento de forma significativa. Apesar dos últimos anos terem sido desafiadores, a IES conseguiu manter o aproveitamento e aprimorar as suas atividades, e este evento veio trazer o que de melhor os nossos alunos conseguiram produzir neste semestre”.

(Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo, Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico)

Ana Beatriz Oliveira Rodrigues
Acadêmica de Enfermagem

“Sobre a mostra, achei um momento extremamente significativo para nós alunos. Além de dividirmos esse momento com os demais períodos, tivemos a oportunidade de ver o trabalho do colega e obter mais conhecimento, nas demais áreas da Enfermagem, já que cada período traz um produto final de uma disciplina diferente dos demais.

Sobre meu grupo de PI, nosso produto se trata de uma ficha de Sistematização de Enfermagem atribuída a saúde da gestante na Atenção Primária e para o grupo, foi muito gratificante nosso trabalho ter sido escolhido para estar na mostra, pois trabalhamos arduamente para entregarmos o melhor, tanto para nossa turma e professor da disciplina, quanto para os demais colegas.”

(Ana Beatriz Oliveira Rodrigues, 7° período de Enfermagem)

março