Os desafios da aplicação do novo Código do Processo Civil foi o tema central do III Seminário de Atualização Jurídica, realizado no auditório da Facema entre os dias 15 e 16 de agosto. O evento foi prestigiado pela presidente da mantenedora Facema, Aryzaltina Silva Penha, Diretora Executiva Maria Aparecida Barroso Coutinho, Diretor Acadêmico, Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, Coordenadores e alunos do curso de Direito, além da comunidade jurídica de Caxias.
O seminário discute as inovações do novo Código de Processo Civil – CPC assim como outros temas: Os desafios da magistratura no século XXI, fundamentação das decisões judiciais, aspectos do contraditório no CPC de 2015, entre outros.
A iniciativa partiu da Escola de Magistratura do Maranhão – ESMAM, que firmou parceria com a Facema, para que o evento fosse realizado em Caxias. Segundo o Diretor da ESMAM, Desembargador Jamil Gedeon, a realização do seminário só foi possível graças à participação efetiva da Facema. “nós tivemos a disponibilidade de todos, da diretoria em nos atender, e essa parceria beneficiou magistrados, servidores, estudantes, membros do Ministério Público, defensores e procuradores do Estado. Nós precisamos investir na formação do magistrado, do nosso servidor, mas temos que pensar nos futuros operadores do Direito que são os nossos alunos, e com o apoio da Facema foi possível à realização desse evento. Então trouxemos os melhores palestrantes do Brasil a nível nacional, e isso é salutar. Todos ganharam com essa parceria, então só temos a comemorar e a dizer da nossa alegria e satisfação pela realização desse evento.”, destacou o Diretor da ESMAM.
Para os acadêmicos de Direito da Facema, as discussões apresentadas no seminário são de grande importância para a formação. “é de grande relevância esse evento na Facema, porque traz as inovações implementadas pelo Código do Processo Civil, que são de grande valia para todo e qualquer profissional que lida com o Direito no seu dia a dia. E a Facema está de parabéns por firmar parcerias desse nível, porque trata-se de um evento brilhante que nos ajuda a aprender mais e está sempre atualizado com o conhecimento jurídico que tanto precisamos no dia a dia.”, falou Elivan Coutinho, acadêmico do 9º período de Direito.
Para o Coordenador do curso de Direito, Profº Dr. Giorge André Lando, o seminário só veio para contribuir para a formação do aluno, que teve a oportunidade de assistir palestrantes de todo o país, disse “acredito que o seminário é de grande valor para os nossos acadêmicos e professores, e claro também para toda a comunidade jurídica que esteve envolvida. Identificamos a importância do evento, pelo fato de realizar debates a respeito da interpretação dessa nova legislação que entrou em vigor recentemente, o Código de Processo Civil, que é utilizado não só para o Direito Civil, mas em outros ramos do Direito subsidiariamente, então a aplicação dessa legislação se torna extensa dentro do nosso sistema legislativo, portanto conhecê-la bem, vai com certeza contribuir na formação desses futuros profissionais que são nossos acadêmicos.”
Clique aqui e confira mais fotos