A ação sócio-educativa denominada “Projeto Ressocializar” está sendo desenvolvida por alunos dos cursos de Direito e Serviço Social da Facema em parceria com a Unidade Prisional de Ressocialização de Caxias. A primeira etapa do projeto teve início no final de março, e haverá mais dois momentos, em abril e maio.
No dia 29 de março, os alunos desses cursos estiveram conversando com os apenados da unidade sobre as temáticas: Lei Maria da Penha e Pensão Alimentícia proporcionando um diálogo aberto e interativo.
De acordo com a Coordenadora de Serviço Social, Profª Msc. Liana Maria Ibiapina do Monte, foi perceptível a satisfação das pessoas envolvidas no projeto, tanto dos alunos e apenados, que puderam compartilhar conhecimentos em meio a uma liberdade do diálogo.
“O projeto visa contribuir com a ressocialização dos apenados da Unidade Prisional Regional de Caxias, realizando ações sócio-educativas no sistema penitenciário nas áreas do Serviço Social e Direito, com objetivo de aproximar o alunado dos espaços sócio-ocupacial. Acredito que essa parceria entre Facema e a direção da Unidade Prisional vem trazendo um espaço de interação e aprendizado entre os atores envolvidos, contribuindo com a ressocialização dos apenados.”, afirmou a Profª Msc. Liana Maria.