A prática do Júri Simulado já se tornou uma atividade bastante aguardada pelos alunos de Direito. A iniciativa que já vem sendo desenvolvida pela segunda vez pela Profª Espc. Marcela Santana Lobo, que ministra a disciplina Processo Penal II, tem como objetivo proporcionar aos alunos, o estudo através do ensinamento ‘in loco’, de como funciona o processo e situação real do Júri.
Os personagens do Júri Simulado como: acusação, defesa, juiz, jurados, testemunhas, são interpretados por alunos do curso, vivenciando o processo real de uma seção de julgamento do tribunal, inclusive com a escolha do conselho de sentença, onde é definido quem são os jurados que vão compor a mesa, para efetivamente participar do julgamento e definir o destino do réu. A ideia do Júri é apresentar aos alunos a experiência real e desafiadora do que ele irá enfrentar quando sair da academia, trabalhando melhor as atividades que são desenvolvidas em sala de aula.
Para o acadêmico do 8º período de Direito Jonhy dos Santos Rodrigues, participar da simulação do júri é de grande importância. “É o nosso laboratório, onde nos é permitido errar, já que não podemos cometer erros quando tivermos na prática de fato, no dia a dia da advocacia, do Ministério Público ou da magistratura para quem quer seguir essa carreira. E essa atividade é que irá nos lançar no futuro, porque teremos a oportunidade de vê o direito na perspectiva do cidadão, já que, o tribunal do júri é a mais bela participação do povo no judiciário brasileiro, onde o cidadão leigo tem a oportunidade de decidir um caso concreto dentro do âmbito da justiça.”
A acadêmica do 1º período de Direito Kênnia de Sousa Ribeiro também acredita que o júri simulado tem sua importância. “Principalmente porque a ocasião nos permite ganhar experiência através de uma metodologia inovadora e importante, de poder vivenciar esse processo da realidade de um tribunal do júri. E sem contar que o aprendizado fica mais fácil, já que é bem dinâmico, então aprendemos vendo e até participando, e para nós que somos do primeiro período, que estamos chegando agora na academia, aprendendo sobre leis fica muito mais fácil adquirir esse conhecimento.”, afirmou a aluna.
Clique aqui e confira mais fotos