Na noite desta quinta-feira (14), foi realizada no auditório do UniFacema uma “Aula Aberta” destinada a acadêmicos de enfermagem. Estiveram presentes alunos da Escola Nossa Senhora das Graças, UEMA e UniFacema.
Na ocasião, foram abordados registros de enfermagem compondo a comunicação escrita que é uma meta internacional de segurança do paciente, umas das mais desafiadoras como destaca o Coordenador do curso de Enfermagem Profº. Msc. Francisco Braz Milanez Oliveira.
“Enquanto pesquisador, arrisco dizer, que é muito desafiador estabelecer um elo de comunicação escrita. Porque percebemos a dificuldade do aluno na hora de realizar a anamnese e o exame físico, e principalmente na hora de registrar as informações do paciente. Então o objetivo desta aula é desmistificar toda dificuldade que o aluno encontra na hora de fazer esse registro, que quando for se deparar nos campos de prática e nas visitas técnicas irá ter uma evolução completa, na hora de realizar o prontuário do paciente”.
(Profº. Msc. Francisco Braz Milanez Oliveira, Coordenador do curso de Enfermagem)
“Achei a ideia do curso extremamente importante, pois fortaleceu as principais funções e atribuições do enfermeiro, que é a do registro de enfermagem, elaborar um prontuário eficiente, dando dicas e auxiliando no nosso desenvolvimento profissional qualificado”.
(Alessandro Jordan Lima Mendes, acadêmico do 10° período de Enfermagem)
“Este evento possibilita o aluno ter uma visão mais crítica e direcionada para a prescrição e evolução de enfermagem, que são duas coisas diferentes, mas que andam juntas na prática e que se tornam um grande impasse para os acadêmicos que estão concluindo o curso”.
(Lara Beatriz Sousa Coelho, monitora da disciplina de Técnicas Fundamentais da Enfermagem)
“Estou realizando o estágio, então não perdi a oportunidade de participar dessa aula que considero muito importante. Aprender como funciona o prontuário e como preencher é necessário para minha qualificação profissional”.
(Carlos Pedro Magalhães, acadêmico do 9° período de Enfermagem)